MUTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:

DIÁLOGO SOBRE A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Érica Lima Universidade Federal do Acre
  • Nádson Santos Universidade Federal do Acre
Palavras-chave: Língua Inglesa. Formação de professores. BNCC. Multiletramentos.

Resumo

Este texto define por objetivo geral dialogar sobre a Formação de Professores de Língua Inglesa (LI) no Brasil, considerando o período da institucionalização da língua no currículo da educação básica à implementação da Base Nacional Comum Curricular –
BNCC. Para isso, discorremos sobre as mudanças propostas pela base em relação ao ensino de LI e suas implicações no/para o processo de formação de professores de Inglês numa perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos. Trata-se de um estudo teórico qualitativo de abordagem documental em que nos debruçamos no contexto histórico do ensino de LI no Brasil e as propostas da BNCC para a área, identificando,
principalmente, as mudanças ocorridas, sobretudo, no que se refere aos Multiletramentos e ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDIC) no ensino de LI. Os resultados apontam para avanços e retrocessos no ensino e na formação de professores de LI no Brasil. Há que se considerar que os eixos propostos pela base são voltados para a língua em uso, alinhados a uma concepção de língua franca e
na perspectiva dos Multiletramentos. Os retrocessos observados na legislação vigente para a formação de professores como a Resolução CNE/CP no 02/2019.

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Publicado em

26 de março de 2025

Como Citar

LIMA, Érica; SANTOS, N. . MUTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA:: DIÁLOGO SOBRE A BNCC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 3, p. 128–137, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6335. Acesso em: 8 abr. 2025.

Seção

Dossiê