O SAEB E SEU IMPACTO NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM UM CONTEXTO ESCOLAR:

TREINAMENTO OU LETRAMENTO?

Autores

  • Rozana Aparecida Lopes Messias Universidade Estadual Paulista - Campus Assis
  • Jaqueline Carvalho Silva Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: SAEB, leitura, letramento.

Resumo

O presente estudo, desenvolvido em uma escola Municipal, focaliza a elaboração e aplicação de atividades direcionadas ao desenvolvimento das práticas de leitura exigidas pelo SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Tais exercícios, aplicados ao nono ano, baseavam-se na Matriz Curricular da Prova Brasil, um sistema de avaliação nacional, vigente até 2019. Tendo como perspectivas teóricas os conceitos de
letramento autônomo e letramento ideológico, por meio de um estudo de caso, observamos 14 simulados elaborados por docentes e coordenadores. Enfatizamos na análise elementos do processo de seleção dos textos (datas de publicação dos textos não literários, tipologias e gêneros textuais). O estudo possibilitou a verificação de que a proposta da secretaria, pautada na referida
matriz, tornou-se direcionadora da organização curricular da escola. Da mesma forma, observamos que as intervenções propostas refletiram de maneira positiva nos resultados do SAEB, todavia não foi possível constatar se garantiam o desenvolvimento do letramento crítico dos estudantes envolvidos.

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Publicado em

30 de dezembro de 2012

Como Citar

MESSIAS, R. A. L. .; SILVA, J. C. . O SAEB E SEU IMPACTO NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM UM CONTEXTO ESCOLAR:: TREINAMENTO OU LETRAMENTO?. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 3, p. 121–132, 2012. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4582. Acesso em: 6 jan. 2025.

Seção

Dossiê