ESPAÇOS DE LEITURA NESTE MUNDO VASTO MUNDO
Resumo
O livro, ainda, experimenta condição elitizada, o que afeta a atividade de leitura em diversos espaços, especialmente o acadêmico. Por essa razão, devemos saber quais lugares podem ser criados para o desenvolvimento da leitura. Compreender as experiências dos alunos com a leitura e como criar espaços concretos em que eles possam ler dentro e fora da instituição escolar transforma-se em objetivo essencial para a formação do leitor. Sendo assim, tentamos, a partir de pesquisa quantitativa e implementação de projeto de ações integradas, bem como dos resultados obtidos, delinear razões e meios para dinamizar ações que aproximassem os alunos dessa atividade. Assim, os questionários aplicados revelaram o quanto a leitura faz parte da formação dos alunos; no entanto, não forma leitores nem se integra ao seio familiar de muitos alunos. Dessa maneira, foram propostos exercícios que propiciassem a ressignificação da leitura, com atividades de letramento literário, de maneira a dinamizar e motivar os alunos que não liam, e ainda solidificassem a faixa minoritária de leitores. Logo, este artigo pretende exibir a importância do levantamento de dados para subsidiar propostas de atividades.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Posfácio Eucanaã Ferraz. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BARRETO, Lima. A biblioteca. 1. ed. Niterói, RJ: Itapuca, 2021. Ebook.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1992.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
JITRIK, Noé. La lectura como actividad. 1. ed. México: Premia Editora, 1984.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.