INTERNACIONALIZAÇÃO E ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13698835Resumo
Desde 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem avançado na sua internacionalização, ampliando acordos de cooperação com países de diversos continentes. Com a crescente importância do espanhol nessas cooperações, surgiu a necessidade de cursos focados na escrita acadêmica em espanhol. Este artigo explora a relevância desses programas de capacitação, começando pela política linguística do IFRN e sua relação com a internacionalização. Em seguida, aborda o ensino de espanhol acadêmico e atividades do curso "Producción textual de géneros académicos escritos en lengua española", analisando suas implicações para a internacionalização. O curso tem como objetivo capacitar servidores para a produção de textos acadêmicos em espanhol e, além de apoiar a participação em eventos internacionais e aumentar as possibilidades de publicação, o curso reflete a política linguística do IFRN, que visa promover a proficiência em línguas estrangeiras e facilitar a integração global e local.
Downloads
Referências
BAZERMAN, Charles. Escrita, Gênero e Interação Social. Organização: HOFFMAGEL, Judith Chambliss; DIONÍSIO, Ângela Paiva. São Paulo: Cortez, 2007.
CALVET, L. J. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola, 2007.
CESTEROS, Susana Pastor. Español académico como LE/L2: destrezas, competencias y movilidad universitaria. Nova York: Routledge, 2023.
IFRN. CONSUP. Resolução 22/2019, de 14/05/2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN, 2019-2026. Natal, 2019.
IFRN. Resolução 94/2022 - CONSUP/IFRN - Política Linguística no âmbito do IFRN. 2022.
LAGARES, X. C. Qual política lingüística?: desafíos glotopolíticos contemporáneos. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2018.
LIMA, Samuel de Carvalho. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 20, p. e12004, set. 2021. ISSN 2447-1801. Disponível em: <https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12004>. Acesso em: 20 jun. 2024. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12004.
RODRÍGUEZ, María Luisa Regueiro. RIVERA, Daniel M. Sáez. El español académico: Guía práctica para la elaboración de textos académicos. Madrid: Arco Libros, 2015.
SAINZ, Laura Ramírez . El Español académico como segunda lengua en el ámbito universitario. Enseñar a escribir en Español académico. In: Luján , Agustín Vera; Martínez, Inmaculada Martínez. El español en contextos específicos: enseñanza e investigación. Espanha: Fundación Comillas, 2010.
SWALES, J. M. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press, 1990.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.