INTERNACIONALIZAÇÃO E ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13698835
Palavras-chave: Internacionalização, Espanhol acadêmico, IFRN

Resumo

Desde 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) tem avançado na sua internacionalização, ampliando acordos de cooperação com países de diversos continentes. Com a crescente importância do espanhol nessas cooperações, surgiu a necessidade de cursos focados na escrita acadêmica em espanhol. Este artigo explora a relevância desses programas de capacitação, começando pela política linguística do IFRN e sua relação com a internacionalização. Em seguida, aborda o ensino de espanhol acadêmico e atividades do curso "Producción textual de géneros académicos escritos en lengua española", analisando suas implicações para a internacionalização. O curso tem como objetivo capacitar servidores para a produção de textos acadêmicos em espanhol e, além de apoiar a participação em eventos internacionais e aumentar as possibilidades de publicação, o curso reflete a política linguística do IFRN, que visa promover a proficiência em línguas estrangeiras e facilitar a integração global e local.

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Publicado em

5 de setembro de 2024

Como Citar

VENÂNCIO DA SILVA, B. R. C.; FALCÃO, C. A.; SILVA, G. M. INTERNACIONALIZAÇÃO E ENSINO DE ESPANHOL PARA FINS ACADÊMICOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 23–37, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13698835. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3322. Acesso em: 22 dez. 2024.

Seção

Fluxo contínuo