Resenha da obra "A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais” de Alex Egido
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14173857Resumo
A obra “A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais” escrita por Alex Egido é composta por 194 páginas, divididas em 37 capítulos, precedida por uma seção de introdução e finalizada com outra sobre o autor. O público-alvo do livro é o pesquisador dos estudos qualitativos no geral, mas principalmente da área da educação. A obra poderá ser útil a quem precisa desenvolver qualquer produção acadêmica como Trabalho de Conclusão de Curso; Trabalho de Conclusão de Especialização; Monografia; dissertação de Mestrado; tese de doutorado, entre outros. São apontadas nesta resenha os principais capítulos da obra, visto não ser possível discorrer sobre as 37 seções do livro. Com uma abordagem prática e exemplos elucidativos, essa proposta inusitada não apenas instrui pesquisadores, mas também os instiga confiança, estabelecendo-se como uma leitura indispensável e um recurso valioso para promover o desenvolvimento do conhecimento e da prática tanto acadêmica quanto profissional de pesquisadores da área.
Downloads
Referências
ADAMS, M.; BELL, L. A. (Eds.). Teaching for diversity and social justice. Londres: Routledge, 2016.
BELL, L. A. Theoretical foundations for social justice education. In: ADAMS, M.; BELL, L.; GRIFFIN, P. (Eds.). Teaching for diversity and social justice: a sourcebook. New York: Routledge, 1997. p. 3–15
CAMERON, D. et al. Researching Language: Issues of Power and Method. New York, NY: Routledge, 1992.
CAPELLINI-PETRECHE, C. R.; SENEFONTE, F. H. R. Princípios e procedimentos da Análise Paradigmática e Sintagmática em Estudos da Linguagem. In: EGIDO, A. A.; NOVELLI, J. (Org.). Percursos metodológicos em Estudos da Linguagem: tipos, instrumentos e métodos. Goiânia: Scotti, 2022. p. 181-203.
COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 6th ed. New York: Routledge, 2007
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.) O planejamento da pesquisa qualitativa. Thousand Oaks, CA: Sage, 2006.
DORNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics. 3rd. Oxford: Oxford University Press, 2011
EGIDO, A. O eu e o Outro: uma breve história da ética em pesquisa em Linguística Aplicada. 2019. 353 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
EGIDO, A. A.; REIS, S. Procedimentos éticos em pesquisas em estudos da linguagem: possibilidades de adoção. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P.; OLIVEIRA, L. E.; FONSECA, A. L. S. B. (Org.). História, políticas, ética e epistemologia de área na formação docente. Campinas: Pontes, 2019. p. 103-124.
EGIDO, A. Ética docente: encarando possibilidades de violência e de humanidade com vistas a uma educação linguística. 2022d. 460 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022d.
EGIDO, A. A.; BROSSI, G. C. Ethical dilemmas in language classrooms: questioning otherwise. Entretextos, v. 22, n. 1, p. 168-186. 2022.
EGIDO, Alex Alves. A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais / Alex Alves Egido; Revisão: Mariana Furio. — São Luís: EDUFMA, 2024.
FIORIN, José Luiz. Semiótica e comunicação. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, n. 8, 2004.
FIORIN, José Luiz. Enunciação e semiótica. Letras, n. 33, p. 69-97, 2006.
MERRIAM, S. B. Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation. San Francisco, CA: John Wiley & Sons, 2009.
REIS, S. Passos para projeto de pesquisa. Revista X, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 81-95, 2013.
REIS, S. Paradigmatic and syntagmatic analysis in qualitative research with data of human language. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, PR, v. 21, n. 2, p. 147-171, 2018.
SILVA, J. O. Uso e ousadia de professores em suas relações com o livro didático: uma análise discursiva em (re)construção. 2014. 221f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
SNAPE, D.; SPENCER, L. The Foundations of Qualitative Research. In: RITCHIE, J.; LEWIS, J. (Eds.). Qualitative Research Practice. Thousand Oaks, CA: SAGE, 2003. p.1-23.
SPADACINI, J. A. V. Repositório educacional e objetos de aprendizagem digitais para o ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação básica: foco na abordagem WebQuest. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.
WOLCOTT, H. F. Posturing in Qualitative Research. In: ______. The Handbook of Qualitative Research in Education. San Diego, CA: Academic Press, 1992. P.37-52.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.