Resenha da obra "A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais” de Alex Egido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14173857
Palavras-chave: Resenha, Letramento acadêmico

Resumo

A obra “A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais” escrita por Alex Egido é composta por 194 páginas, divididas em 37 capítulos, precedida por uma seção de introdução e finalizada com outra sobre o autor. O público-alvo do livro é o pesquisador dos estudos qualitativos no geral, mas principalmente da área da educação. A obra poderá ser útil a quem precisa desenvolver qualquer produção acadêmica como Trabalho de Conclusão de Curso; Trabalho de Conclusão de Especialização; Monografia; dissertação de Mestrado; tese de doutorado, entre outros. São apontadas nesta resenha os principais capítulos da obra, visto não ser possível discorrer sobre as 37 seções do livro. Com uma abordagem prática e exemplos elucidativos, essa proposta inusitada não apenas instrui pesquisadores, mas também os instiga confiança, estabelecendo-se como uma leitura indispensável e um recurso valioso para promover o desenvolvimento do conhecimento e da prática tanto acadêmica quanto profissional de pesquisadores da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Lopes Garcia de Souza Campos, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pelo Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (MEPLEM - UEL); doutoranda em Estudos da Linguagem no Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (PPGEL - UEL).

Referências

ADAMS, M.; BELL, L. A. (Eds.). Teaching for diversity and social justice. Londres: Routledge, 2016.

BELL, L. A. Theoretical foundations for social justice education. In: ADAMS, M.; BELL, L.; GRIFFIN, P. (Eds.). Teaching for diversity and social justice: a sourcebook. New York: Routledge, 1997. p. 3–15

CAMERON, D. et al. Researching Language: Issues of Power and Method. New York, NY: Routledge, 1992.

CAPELLINI-PETRECHE, C. R.; SENEFONTE, F. H. R. Princípios e procedimentos da Análise Paradigmática e Sintagmática em Estudos da Linguagem. In: EGIDO, A. A.; NOVELLI, J. (Org.). Percursos metodológicos em Estudos da Linguagem: tipos, instrumentos e métodos. Goiânia: Scotti, 2022. p. 181-203.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research Methods in Education. 6th ed. New York: Routledge, 2007

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.) O planejamento da pesquisa qualitativa. Thousand Oaks, CA: Sage, 2006.

DORNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics. 3rd. Oxford: Oxford University Press, 2011

EGIDO, A. O eu e o Outro: uma breve história da ética em pesquisa em Linguística Aplicada. 2019. 353 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

EGIDO, A. A.; REIS, S. Procedimentos éticos em pesquisas em estudos da linguagem: possibilidades de adoção. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P.; OLIVEIRA, L. E.; FONSECA, A. L. S. B. (Org.). História, políticas, ética e epistemologia de área na formação docente. Campinas: Pontes, 2019. p. 103-124.

EGIDO, A. Ética docente: encarando possibilidades de violência e de humanidade com vistas a uma educação linguística. 2022d. 460 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Centro de Letras e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022d.

EGIDO, A. A.; BROSSI, G. C. Ethical dilemmas in language classrooms: questioning otherwise. Entretextos, v. 22, n. 1, p. 168-186. 2022.

EGIDO, Alex Alves. A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais / Alex Alves Egido; Revisão: Mariana Furio. — São Luís: EDUFMA, 2024.

FIORIN, José Luiz. Semiótica e comunicação. Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, n. 8, 2004.

FIORIN, José Luiz. Enunciação e semiótica. Letras, n. 33, p. 69-97, 2006.

MERRIAM, S. B. Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation. San Francisco, CA: John Wiley & Sons, 2009.

REIS, S. Passos para projeto de pesquisa. Revista X, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 81-95, 2013.

REIS, S. Paradigmatic and syntagmatic analysis in qualitative research with data of human language. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, PR, v. 21, n. 2, p. 147-171, 2018.

SILVA, J. O. Uso e ousadia de professores em suas relações com o livro didático: uma análise discursiva em (re)construção. 2014. 221f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

SNAPE, D.; SPENCER, L. The Foundations of Qualitative Research. In: RITCHIE, J.; LEWIS, J. (Eds.). Qualitative Research Practice. Thousand Oaks, CA: SAGE, 2003. p.1-23.

SPADACINI, J. A. V. Repositório educacional e objetos de aprendizagem digitais para o ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação básica: foco na abordagem WebQuest. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022.

WOLCOTT, H. F. Posturing in Qualitative Research. In: ______. The Handbook of Qualitative Research in Education. San Diego, CA: Academic Press, 1992. P.37-52.

Downloads

Publicado em

16 de novembro de 2024

Como Citar

CAMPOS, B. L. G. de S. Resenha da obra "A-Z de metodologia em pesquisa: estudos qualitativos, linguísticos e educacionais” de Alex Egido. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 4, p. 265–272, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14173857. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3030. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Resenha

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.