A EDUCAÇÃO COM PÉ NO CHÃO SE FAZ COM DIVERSIDADE

O PROJETO LITERÁRIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CHÃO DA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13619540
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira, Literatura infanto-juvenil, Ensino, Práticas de leitura e escrita

Resumo

O presente trabalho traz como ponto de partida o surgimento da literatura afro-brasileira e a importância de levá-la para o contexto escolar, sobretudo, na escola do campo, repensando o ensino de literatura. Nesta perspectiva, o trabalho objetiva analisar os impactos da aplicação de um projeto de literatura em uma escola do campo. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e na realização de um projeto para os alunos se aproximarem da literatura afro-brasileira. Para a obtenção dos resultados e sistematização, foram utilizados aportes teóricos acerca da literatura negra, da literatura infanto-juvenil, da Educação no Campo e de leis que garantem o ensino da história e cultura negra nas instituições escolares. Ao longo do estudo, observou-se a maneira como ensino de literatura afro-brasileira é importante para o fortalecimento de uma educação antirracista, sobretudo quando as obras literárias eram voltadas para o público jovem e a aplicação pedagógica considerava todo o contexto de estudantes provindos do campo. Como resultados percebem que os séculos de escravidão no Brasil refletem nas relações raciais até os dias atuais, através de uma estrutura racial, a qual a literatura, ao cumprir sua função social, consegue representar esses temas de maneira fiel e sensível.

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Biografia do Autor

Larissa da Silva Sousa, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Mestra em História e Letras, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda em Estudos Literários na Estadual de Maringá - PLE/UEM. Atualmente, integra o quadro docente da Faculdade de Educação do Campo/Unifesspa na condição de professora de magistério superior substituta, na aréa de Letras e Linguagens.

Fernanda Favaro Bortoletto, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Inglês/Português pela Universidade Estadual de Maringá (PR) (2021) e Mestrado em Letras – Estudos Literários pela mesma universidade (2023). Atualmente é doutoranda em Estudos Literários, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Literatura e construção de identidades. A ênfase de seus estudos está nos estudos de identidade de sujeitos diaspóricos e nos estudos Pós-Coloniais.

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

SOUSA, L.; BORTOLETTO, F. A EDUCAÇÃO COM PÉ NO CHÃO SE FAZ COM DIVERSIDADE: O PROJETO LITERÁRIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CHÃO DA ESCOLA DO CAMPO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 169–188, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13619540. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2271. Acesso em: 21 dez. 2024.

Seção

Dossiê