A EDUCAÇÃO COM PÉ NO CHÃO SE FAZ COM DIVERSIDADE
O PROJETO LITERÁRIO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO CHÃO DA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13619540Resumo
O presente trabalho traz como ponto de partida o surgimento da literatura afro-brasileira e a importância de levá-la para o contexto escolar, sobretudo, na escola do campo, repensando o ensino de literatura. Nesta perspectiva, o trabalho objetiva analisar os impactos da aplicação de um projeto de literatura em uma escola do campo. O estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e na realização de um projeto para os alunos se aproximarem da literatura afro-brasileira. Para a obtenção dos resultados e sistematização, foram utilizados aportes teóricos acerca da literatura negra, da literatura infanto-juvenil, da Educação no Campo e de leis que garantem o ensino da história e cultura negra nas instituições escolares. Ao longo do estudo, observou-se a maneira como ensino de literatura afro-brasileira é importante para o fortalecimento de uma educação antirracista, sobretudo quando as obras literárias eram voltadas para o público jovem e a aplicação pedagógica considerava todo o contexto de estudantes provindos do campo. Como resultados percebem que os séculos de escravidão no Brasil refletem nas relações raciais até os dias atuais, através de uma estrutura racial, a qual a literatura, ao cumprir sua função social, consegue representar esses temas de maneira fiel e sensível.
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