DO TECIDO DA FICÇÃO À “ESCREVIVÊNCIA” QUE COSTURA NOVOS OLHARES PARA A REALIDADE:
UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DO CONTO “MARIA”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13600254Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a recepção do conto “Maria” de Conceição Evaristo por alunos de uma terceira série do Ensino Médio, evidenciando as potencialidades que o texto literário apresenta de envolver o leitor, suscitando reflexões acerca das temáticas presentes na obra. Para tanto contou com respaldo nos estudos de Jauss (1994), Candido (1995), Cosson (2014), Evaristo (2020), Petit (2009), Rouxel (2013) dentre outros teóricos que pesquisaram sobre a recepção do texto literário, a literatura e o leitor juvenil. Os resultados apontam a conexão emocional que os alunos estabelecem com a obra destacando a importância desta para a representatividade de ficção. As considerações finais evidenciam a mediação do conto como um instrumento pedagógico eficiente, ressaltando que o trabalho com o texto literário em sala de aula provocou o encontro do leitor com o texto de modo que veio a suscitar diversas reflexões sobre a realidade social existente no Brasil, além de proporcionar a identificação pessoal e atribuição de sentidos individuais preservando o fator literário da leitura.
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