DO TECIDO DA FICÇÃO À “ESCREVIVÊNCIA” QUE COSTURA NOVOS OLHARES PARA A REALIDADE:

UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DO CONTO “MARIA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13600254
Palavras-chave: Literatura. Representatividade. Recepção. Leitor jovem.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a recepção do conto “Maria” de Conceição Evaristo por alunos de uma terceira série do Ensino Médio, evidenciando as potencialidades que o texto literário apresenta de envolver o leitor, suscitando reflexões acerca das temáticas presentes na obra. Para tanto contou com respaldo nos estudos de Jauss (1994), Candido (1995), Cosson (2014), Evaristo (2020), Petit (2009), Rouxel (2013) dentre outros teóricos que pesquisaram sobre a recepção do texto literário, a literatura e o leitor juvenil. Os resultados apontam a conexão emocional que os alunos estabelecem com a obra destacando a importância desta para a representatividade de ficção. As considerações finais evidenciam a mediação do conto como um instrumento pedagógico eficiente, ressaltando que o trabalho com o texto literário em sala de aula provocou o encontro do leitor com o texto de modo que veio a suscitar diversas reflexões sobre a realidade social existente no Brasil, além de proporcionar a identificação pessoal e atribuição de sentidos individuais preservando o fator literário da leitura.

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Biografia do Autor

Jussara da Conceição Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluna do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Letras. Professora Permanente do Program de Pós-Graduaçaõ em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

SOARES, J. da C.; BEZERRA, K. G. da C. S.; SALDANHA, D. M. L. L. DO TECIDO DA FICÇÃO À “ESCREVIVÊNCIA” QUE COSTURA NOVOS OLHARES PARA A REALIDADE:: UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DO CONTO “MARIA”. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 107–125, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13600254. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2229. Acesso em: 11 out. 2024.

Seção

Dossiê