DO TECIDO DA FICÇÃO À “ESCREVIVÊNCIA” QUE COSTURA NOVOS OLHARES PARA A REALIDADE:

UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DO CONTO “MARIA”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13600254
Palabras clave: Literatura. Representatividade. Recepção. Leitor jovem.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar a recepção do conto “Maria” de Conceição Evaristo por alunos de uma terceira série do Ensino Médio, evidenciando as potencialidades que o texto literário apresenta de envolver o leitor, suscitando reflexões acerca das temáticas presentes na obra. Para tanto contou com respaldo nos estudos de Jauss (1994), Candido (1995), Cosson (2014), Evaristo (2020), Petit (2009), Rouxel (2013) dentre outros teóricos que pesquisaram sobre a recepção do texto literário, a literatura e o leitor juvenil. Os resultados apontam a conexão emocional que os alunos estabelecem com a obra destacando a importância desta para a representatividade de ficção. As considerações finais evidenciam a mediação do conto como um instrumento pedagógico eficiente, ressaltando que o trabalho com o texto literário em sala de aula provocou o encontro do leitor com o texto de modo que veio a suscitar diversas reflexões sobre a realidade social existente no Brasil, além de proporcionar a identificação pessoal e atribuição de sentidos individuais preservando o fator literário da leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jussara da Conceição Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aluna do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Letras. Professora Permanente do Program de Pós-Graduaçaõ em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Citas

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer 03/2004, de 10 de março, do Conselho Pleno do CNE. Ministério da educação, Brasília.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In.: Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

DOLZ, Joaquim. O diário de leituras: um gênero reflexivo entre leitura crítica e escrita dinâmica reguladora. In.: KARLO-GOMES, GEAM; BARRICELLI, ERMELINDA (Orgs.). Diário de leituras na escola e na universidade: estudos do gênero e práxis pedagógica. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In.: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Orgs). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

EVARISTO, Conceição. Maria. Olhos d´água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In.: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. 2. Ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROXUEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. Trad. Neide Luzia de Rezende. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOUVER-FALEIROS, Rita (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche.7. Ed. – São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.

Publicado

abril 30, 2024

Cómo citar

SOARES, J. da C.; BEZERRA, K. G. da C. S.; SALDANHA, D. M. L. L. DO TECIDO DA FICÇÃO À “ESCREVIVÊNCIA” QUE COSTURA NOVOS OLHARES PARA A REALIDADE:: UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DO CONTO “MARIA”. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 107–125, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13600254. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2229. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Dossiê