SER MENINA E SER SELVAGEM

NOVAS PRODUÇÕES DE FEMINILIDADES NA LITERATURA INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13559140
Palavras-chave: Literatura, Infância, Identidade de gênero, Feminismo, Mulher Selvagem

Resumo

Este estudo, situado no campo aplicado dos estudos da linguagem, pretende promover uma reflexão acerca da necessidade em se ampliar as representações de feminilidades em narrativas infantis, ao abrir espaço para a problematização e desconstrução dos estereótipos de gênero. Para isso, o objeto de análise deste artigo é o livro infantil Selvagem (2015), de Emily Hughes, que traz à baila a importância da visibilidade de representações femininas que contestam a repetição hegemônica de uma identidade pautada historicamente na ideia de domesticação da mulher. Ao traçar um paralelo entre o arquétipo da Mulher Selvagem (ESTÉS, 2014) e a menina protagonista do livro, é possível trazer à luz a potência de leituras literárias infantis na formação humana. Ancorada nos estudos culturais e feministas, em interface com os estudos sobre leitura literária, a análise dos dados demonstrou que, além de possível, é fundamental que personagens femininas rompam com segundo lugar na literatura dedicada ao público infantil e ampliem as possibilidades de produções de feminilidades.

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Biografia do Autor

Bruna Ximenes Corazza, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Letras (2014) e mestra em Linguística Aplicada (2017) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolveu em sua dissertação um estudo comparativo sobre as produções de feminilidades em revistas femininas de épocas distintas. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (IEL/UNICAMP) e desenvolve sua tese na área de Linguagens e Educação Linguística, com ênfase no ensino de literatura, mais especificamente na leitura e escrita de poesias de alunos do Ensino Fundamental II e a construção de seus processos subjetivos e identitários. Atuou como professora de Literatura e Redação no Ensino Fundamental II e Médio.

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

XIMENES CORAZZA, B. SER MENINA E SER SELVAGEM: NOVAS PRODUÇÕES DE FEMINILIDADES NA LITERATURA INFANTIL. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 07–21, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13559140. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2219. Acesso em: 9 nov. 2024.

Seção

Dossiê

Dados de financiamento