INVESTIGANDO O USO DE RECURSOS DE ENGAJAMENTO EM MODELOS DE TEXTOS-RESPOSTA ELABORADOS PARA A PROVA DE ESCRITA INTEGRADA DO TOEFL iBT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10530633
Palavras-chave: Toefl IBT, Escrita integrada, Sistema de Engajamento, Teoria da Avaliatividade

Resumo

Milhares de instituições ao redor do mundo utilizam o exame do TOEFL iBT como comprovação de fluência no idioma. Por conta disso, existem vários materiais que visam ao preparo de estudantes para esse exame. O objetivo desta pesquisa é investigar o uso de recursos de engajamento em 8 modelos de textos-resposta das atividades de escrita integrada (integrated task) nos textos do tipo Adição de Informação coletados do livro Longman Preparation Course for the TOEFL Test: iBT, Second Edition (PHILLIPS, 2013). Para isso, utiliza-se a Teoria da Avaliatividade (MARTIN;WHITE, 2005), com foco no Sistema de Engajamento, como referencial teórico desta pesquisa. A análise revelou que cada um dos três tipos de parágrafos propostos por Phillips (Tópico Frasal, Texto Escrito e Texto Oral) possuem diferentes realizações léxico-gramaticais dos recursos de engajamento. O parágrafo sobre o tópico frasal faz maior uso de recursos de Reconhecimento. O parágrafo sobre o texto escrito é marcado pelo uso majoritário dos recursos Reconhecimento, Distanciamento e Endosso. Já o parágrafo sobre o texto oral utiliza majoritariamente o recurso Reconhecimento. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir com as demais investigações acerca da Teoria da Avaliatividade, da escrita acadêmica e de exames.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALREFAEE, Sara et al. The effect of yemeni EFL learners' low listening proficiency on their performance in the TOEFL IBT integrated test of writing. Language in India, v. 19, n. 3, p. 267, 2019.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

CHO, Yeonsuk; FRANK, Rijmen; JAKUB, Novák. Investigating the effects of prompt characteristics on the comparability of TOEFL IBT™ integrated writing tasks. Language Testing, v. 30, n. 4, p. 513–534, 2013.

CRYSTAL, D. English as a global language. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

ETS. Sobre o teste TOEFL iBT. Disponível em: https://www.ets.org/pt/TOEFL/iBT/about?WT.ac=TOEFLhome_aboutiBT_180910. 2020. Acesso em: 20/03/20 às 18:25.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar (3rd ed.). London: Edward Arnold, 2014.

HOMAYOUNZADEH, Maryam; SAADAT, Mahboobeh; AHMADI, Alireza. Investigating the effect of source characteristics on task comparability in integrated writing tasks. Assessing Writing, v. 41, p. 25–46, 2019.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2005.

PHILLIPS, D. Longman Preparation Course for the TOEFL Test iBT. 2 ed. New York: Pearson Education, 2013.

PLAKANS, Lia; GEBRIL, Atta; BILKI, Zeynep. Shaping a score: complexity, accuracy, and fluency in integrated writing performances. Language Testing, v. 36, n. 2, p. 161–179, 2019.

PLAKANS, Lia; GEBRIL, Atta. Using multiple texts in an integrated writing assessment: source text use as a predictor of score. Journal of Second Language Writing, v. 22, n. 3, p. 217–230, 2013.

RAJAGOPALAN, K. Políticas públicas, línguas estrangeiras e globalização: a universidade brasileira em foco. In: ROCHA, C. H; et al. (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. São Paulo: Editora Pontes, 2015.

RIAZI, A. Mehdi. Comparing writing performance in TOEFL-IBT and academic assignments: an exploration of textual features. Assessing Writing, v. 28, p. 15–27, abr. 2016.

Downloads

Publicado em

18 de janeiro de 2024

Como Citar

QUEIROZ , T. F. O. de .; SOUZA , A. A. de . INVESTIGANDO O USO DE RECURSOS DE ENGAJAMENTO EM MODELOS DE TEXTOS-RESPOSTA ELABORADOS PARA A PROVA DE ESCRITA INTEGRADA DO TOEFL iBT. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 59–74, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10530633. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2157. Acesso em: 28 abr. 2024.

Seção

Fluxo contínuo