INVESTIGANDO O USO DE RECURSOS DE ENGAJAMENTO EM MODELOS DE TEXTOS-RESPOSTA ELABORADOS PARA A PROVA DE ESCRITA INTEGRADA DO TOEFL iBT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10530633
Keywords: Toefl IBT, Escrita integrada, Sistema de Engajamento, Teoria da Avaliatividade

Abstract

Milhares de instituições ao redor do mundo utilizam o exame do TOEFL iBT como comprovação de fluência no idioma. Por conta disso, existem vários materiais que visam ao preparo de estudantes para esse exame. O objetivo desta pesquisa é investigar o uso de recursos de engajamento em 8 modelos de textos-resposta das atividades de escrita integrada (integrated task) nos textos do tipo Adição de Informação coletados do livro Longman Preparation Course for the TOEFL Test: iBT, Second Edition (PHILLIPS, 2013). Para isso, utiliza-se a Teoria da Avaliatividade (MARTIN;WHITE, 2005), com foco no Sistema de Engajamento, como referencial teórico desta pesquisa. A análise revelou que cada um dos três tipos de parágrafos propostos por Phillips (Tópico Frasal, Texto Escrito e Texto Oral) possuem diferentes realizações léxico-gramaticais dos recursos de engajamento. O parágrafo sobre o tópico frasal faz maior uso de recursos de Reconhecimento. O parágrafo sobre o texto escrito é marcado pelo uso majoritário dos recursos Reconhecimento, Distanciamento e Endosso. Já o parágrafo sobre o texto oral utiliza majoritariamente o recurso Reconhecimento. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir com as demais investigações acerca da Teoria da Avaliatividade, da escrita acadêmica e de exames.

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Published

January 18, 2024

How to Cite

QUEIROZ , T. F. O. de .; SOUZA , A. A. de . INVESTIGANDO O USO DE RECURSOS DE ENGAJAMENTO EM MODELOS DE TEXTOS-RESPOSTA ELABORADOS PARA A PROVA DE ESCRITA INTEGRADA DO TOEFL iBT. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 5, p. 59–74, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.10530633. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2157. Acesso em: 25 nov. 2024.

Section

Fluxo contínuo