Projeto Curricular: análise coletiva das coleções didáticas para o Novo Ensino Médio

Autores

  • Mylena Vicente da Silva UFCG
  • Ana Suélen Silva Oliveira UFCG
  • Bruna Mikaelly Fernandes Teixeira UFCG
  • Luciana Siqueira Walter UFCG
  • Maria Helena Costa Carvalho de Araujo Lima UFCG
Palavras-chave: Novo ensino Médio, Coleções Didáticas, Análise

Resumo

O Projeto de Extensão “Curricular: lugar de currículo é na escola” foi criado para estimular entre os professores da educação básica da Paraíba uma implementação autônoma e fundamentada do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017. Neste resumo, destacamos a organização de um grupo de trabalho para a análise das coleções didáticas aprovadas no PNLD 2021 para o ensino de ciências humanas. A partir de mobilização iniciada via whatsapp e instagram, 36 docentes da Paraíba inscreveram-se, com representação das quatro disciplinas de ciências humanas. Ainda em junho, duas reuniões promoveram a divulgação da proposta e organização do trabalho entre os participantes. Entre julho e agosto, foram realizadas quatro reuniões com média de 3h de duração e com média de 10 participantes em cada Nas duas primeiras, ocorreu a análise quantitativa das correspondências entre os conteúdos dos livros e os objetos e objetivos de conhecimento prescritos para cada disciplina na Proposta Curricular do Ensino Médio (PARAÍBA, 2021). Partindo para a etapa qualitativa, cada professor leu ao menos um capítulo de duas das 14 coleções aprovadas e analisou a partir de um quadro comum. A missão foi compartilhada com as extensionistas e coordenadoras do projeto. Com o trabalho coletivo, foi possível conhecer as coleções e perceber suas defasagens, confirmando as suspeitas de que a reforma do Ensino Médio levaria à precarização do ensino (THIESEN, 2018; LOPES, 2019; CARVALHO, 2021a; CARVALHO, 2021b). O ensino por áreas do conhecimento promove a desvalorização das disciplinas e o material tem lacunas de conteúdos essenciais, além de perda na qualidade teórico-conceitual. Os principais resultados foram apresentados na live “Analisando os livros didáticos para ciências humanas no Novo Ensino Médio”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

VICENTE DA SILVA, M. .; SILVA OLIVEIRA, A. S. .; FERNANDES TEIXEIRA, B. M. .; SIQUEIRA WALTER, L. .; COSTA CARVALHO DE ARAUJO LIMA, M. H. . Projeto Curricular: análise coletiva das coleções didáticas para o Novo Ensino Médio . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/213. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Educação