Projeto Curricular: análise coletiva das coleções didáticas para o Novo Ensino Médio
Resumo
O Projeto de Extensão “Curricular: lugar de currículo é na escola” foi criado para estimular entre os professores da educação básica da Paraíba uma implementação autônoma e fundamentada do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017. Neste resumo, destacamos a organização de um grupo de trabalho para a análise das coleções didáticas aprovadas no PNLD 2021 para o ensino de ciências humanas. A partir de mobilização iniciada via whatsapp e instagram, 36 docentes da Paraíba inscreveram-se, com representação das quatro disciplinas de ciências humanas. Ainda em junho, duas reuniões promoveram a divulgação da proposta e organização do trabalho entre os participantes. Entre julho e agosto, foram realizadas quatro reuniões com média de 3h de duração e com média de 10 participantes em cada Nas duas primeiras, ocorreu a análise quantitativa das correspondências entre os conteúdos dos livros e os objetos e objetivos de conhecimento prescritos para cada disciplina na Proposta Curricular do Ensino Médio (PARAÍBA, 2021). Partindo para a etapa qualitativa, cada professor leu ao menos um capítulo de duas das 14 coleções aprovadas e analisou a partir de um quadro comum. A missão foi compartilhada com as extensionistas e coordenadoras do projeto. Com o trabalho coletivo, foi possível conhecer as coleções e perceber suas defasagens, confirmando as suspeitas de que a reforma do Ensino Médio levaria à precarização do ensino (THIESEN, 2018; LOPES, 2019; CARVALHO, 2021a; CARVALHO, 2021b). O ensino por áreas do conhecimento promove a desvalorização das disciplinas e o material tem lacunas de conteúdos essenciais, além de perda na qualidade teórico-conceitual. Os principais resultados foram apresentados na live “Analisando os livros didáticos para ciências humanas no Novo Ensino Médio”.
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© 2022 Mylena Vicente da Silva, Ana Suélen Silva Oliveira, Bruna Mikaelly Fernandes Teixeira, Luciana Siqueira Walter, Maria Helena Costa Carvalho de Araujo Lima
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