Projeto Curricular: análise coletiva das coleções didáticas para o Novo Ensino Médio

Autores/as

  • Mylena Vicente da Silva UFCG
  • Ana Suélen Silva Oliveira UFCG
  • Bruna Mikaelly Fernandes Teixeira UFCG
  • Luciana Siqueira Walter UFCG
  • Maria Helena Costa Carvalho de Araujo Lima UFCG

Palabras clave:

Novo ensino Médio, Coleções Didáticas, Análise

Resumen

O Projeto de Extensão “Curricular: lugar de currículo é na escola” foi criado para estimular entre os professores da educação básica da Paraíba uma implementação autônoma e fundamentada do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017. Neste resumo, destacamos a organização de um grupo de trabalho para a análise das coleções didáticas aprovadas no PNLD 2021 para o ensino de ciências humanas. A partir de mobilização iniciada via whatsapp e instagram, 36 docentes da Paraíba inscreveram-se, com representação das quatro disciplinas de ciências humanas. Ainda em junho, duas reuniões promoveram a divulgação da proposta e organização do trabalho entre os participantes. Entre julho e agosto, foram realizadas quatro reuniões com média de 3h de duração e com média de 10 participantes em cada Nas duas primeiras, ocorreu a análise quantitativa das correspondências entre os conteúdos dos livros e os objetos e objetivos de conhecimento prescritos para cada disciplina na Proposta Curricular do Ensino Médio (PARAÍBA, 2021). Partindo para a etapa qualitativa, cada professor leu ao menos um capítulo de duas das 14 coleções aprovadas e analisou a partir de um quadro comum. A missão foi compartilhada com as extensionistas e coordenadoras do projeto. Com o trabalho coletivo, foi possível conhecer as coleções e perceber suas defasagens, confirmando as suspeitas de que a reforma do Ensino Médio levaria à precarização do ensino (THIESEN, 2018; LOPES, 2019; CARVALHO, 2021a; CARVALHO, 2021b). O ensino por áreas do conhecimento promove a desvalorização das disciplinas e o material tem lacunas de conteúdos essenciais, além de perda na qualidade teórico-conceitual. Os principais resultados foram apresentados na live “Analisando os livros didáticos para ciências humanas no Novo Ensino Médio”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-04-05

Cómo citar

VICENTE DA SILVA, Mylena; SILVA OLIVEIRA, Ana Suélen; FERNANDES TEIXEIRA, Bruna Mikaelly; SIQUEIRA WALTER, Luciana; COSTA CARVALHO DE ARAUJO LIMA, Maria Helena. Projeto Curricular: análise coletiva das coleções didáticas para o Novo Ensino Médio . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/213. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.