Projeto Curricular: análise coletiva das coleções didáticas para o Novo Ensino Médio

Authors

  • Mylena Vicente da Silva UFCG
  • Ana Suélen Silva Oliveira UFCG
  • Bruna Mikaelly Fernandes Teixeira UFCG
  • Luciana Siqueira Walter UFCG
  • Maria Helena Costa Carvalho de Araujo Lima UFCG
Keywords: Novo ensino Médio, Coleções Didáticas, Análise

Abstract

O Projeto de Extensão “Curricular: lugar de currículo é na escola” foi criado para estimular entre os professores da educação básica da Paraíba uma implementação autônoma e fundamentada do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017. Neste resumo, destacamos a organização de um grupo de trabalho para a análise das coleções didáticas aprovadas no PNLD 2021 para o ensino de ciências humanas. A partir de mobilização iniciada via whatsapp e instagram, 36 docentes da Paraíba inscreveram-se, com representação das quatro disciplinas de ciências humanas. Ainda em junho, duas reuniões promoveram a divulgação da proposta e organização do trabalho entre os participantes. Entre julho e agosto, foram realizadas quatro reuniões com média de 3h de duração e com média de 10 participantes em cada Nas duas primeiras, ocorreu a análise quantitativa das correspondências entre os conteúdos dos livros e os objetos e objetivos de conhecimento prescritos para cada disciplina na Proposta Curricular do Ensino Médio (PARAÍBA, 2021). Partindo para a etapa qualitativa, cada professor leu ao menos um capítulo de duas das 14 coleções aprovadas e analisou a partir de um quadro comum. A missão foi compartilhada com as extensionistas e coordenadoras do projeto. Com o trabalho coletivo, foi possível conhecer as coleções e perceber suas defasagens, confirmando as suspeitas de que a reforma do Ensino Médio levaria à precarização do ensino (THIESEN, 2018; LOPES, 2019; CARVALHO, 2021a; CARVALHO, 2021b). O ensino por áreas do conhecimento promove a desvalorização das disciplinas e o material tem lacunas de conteúdos essenciais, além de perda na qualidade teórico-conceitual. Os principais resultados foram apresentados na live “Analisando os livros didáticos para ciências humanas no Novo Ensino Médio”.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

April 5, 2022

How to Cite

VICENTE DA SILVA, M. .; SILVA OLIVEIRA, A. S. .; FERNANDES TEIXEIRA, B. M. .; SIQUEIRA WALTER, L. .; COSTA CARVALHO DE ARAUJO LIMA, M. H. . Projeto Curricular: análise coletiva das coleções didáticas para o Novo Ensino Médio . Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/213. Acesso em: 21 nov. 2024.

Section

Educação