ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE INOVAÇÃO CURRICULAR

Autores/as

  • Albanisa Felipe dos Santos
  • Anna Julya Santos de Oliveira
  • Artur Alves Carvalho
  • Raiff Hugo Santos
  • Joaquim Cavalcanti de Morais Segundo
  • Alexandre Campos

Palabras clave:

FMC, vídeos didáticos

Resumen

O ensino de Física no Brasil é periodicamente reformado com o objetivo de incentivar e desenvolver a aprendizagem dos(as) estudantes. Conforme OLIVEIRA e AGUIAR (2020), um dos principais desafios para o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) é a falta de estrutura na maioria das escolas e a carência de oportunidades para o treinamento de professores, o que impossibilita o ensino eficaz e de qualidade. A prática experimental contribui para aprendizagem na medida em que os(as) alunos(as) conseguem observar as definições teóricas estudadas. O objetivo deste trabalho é elaborar e disponibilizar vídeos relacionados ao uso didático de conteúdos da FMC na Escola Básica e com base nisso, os(as) professores(as) podem utilizar os vídeos e reproduzir os experimentos em suas respectivas aulas. Para realização do trabalho, o grupo dividiu as ações do projeto para serem executadas em duplas ou trios, eles ficaram responsáveis pela elaboração, produção e edição dos vídeos. Esses vídeos tiveram base em sequências didáticas de FMC produzidas pelo Lapef. Além disso, para que os vídeos fossem disponibilizados, foi desenvolvido pelos bolsistas um site para publicação deles. Desse modo a proposta do projeto era um incentivo aos professores e estudantes para realização de experimentos práticos e usuais onde pudesse ser possível visualizar os fenômenos físicos escolhidos de temas pré-selecionados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-04-05

Cómo citar

DOS SANTOS, Albanisa Felipe; SANTOS DE OLIVEIRA, Anna Julya; CARVALHO, Artur Alves; SANTOS, Raiff Hugo; DE MORAIS SEGUNDO, Joaquim Cavalcanti; ALEXANDRE CAMPOS. ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE INOVAÇÃO CURRICULAR. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/79. Acesso em: 6 dic. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.