ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE INOVAÇÃO CURRICULAR

Autores/as

  • Albanisa Felipe dos Santos
  • Anna Julya Santos de Oliveira
  • Artur Alves Carvalho
  • Raiff Hugo Santos
  • Joaquim Cavalcanti de Morais Segundo
  • Alexandre Campos
Palabras clave: FMC, vídeos didáticos

Resumen

O ensino de Física no Brasil é periodicamente reformado com o objetivo de incentivar e desenvolver a aprendizagem dos(as) estudantes. Conforme OLIVEIRA e AGUIAR (2020), um dos principais desafios para o ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) é a falta de estrutura na maioria das escolas e a carência de oportunidades para o treinamento de professores, o que impossibilita o ensino eficaz e de qualidade. A prática experimental contribui para aprendizagem na medida em que os(as) alunos(as) conseguem observar as definições teóricas estudadas. O objetivo deste trabalho é elaborar e disponibilizar vídeos relacionados ao uso didático de conteúdos da FMC na Escola Básica e com base nisso, os(as) professores(as) podem utilizar os vídeos e reproduzir os experimentos em suas respectivas aulas. Para realização do trabalho, o grupo dividiu as ações do projeto para serem executadas em duplas ou trios, eles ficaram responsáveis pela elaboração, produção e edição dos vídeos. Esses vídeos tiveram base em sequências didáticas de FMC produzidas pelo Lapef. Além disso, para que os vídeos fossem disponibilizados, foi desenvolvido pelos bolsistas um site para publicação deles. Desse modo a proposta do projeto era um incentivo aos professores e estudantes para realização de experimentos práticos e usuais onde pudesse ser possível visualizar os fenômenos físicos escolhidos de temas pré-selecionados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

DOS SANTOS, A. F. .; SANTOS DE OLIVEIRA, A. J. .; CARVALHO, A. A. .; SANTOS, R. H.; DE MORAIS SEGUNDO, . J. C. .; ALEXANDRE CAMPOS. ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE VÍDEOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SITUAÇÃO DE INOVAÇÃO CURRICULAR. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/79. Acesso em: 21 nov. 2024.

Sección

Educação

Artículos más leídos del mismo autor/a