MULTIPLICADORES DE INFORMAÇÃO DA UFCG – CAMPUS CUITÉ: EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ENFRETAMENTO AO COVID-19
Resumo
O SARS-CoV-2 é um vírus de alta taxa de transmissibilidade responsável por causar a COVID-19, doença devastadora que necessita de informações constantes, as quais devem ser sanadas com o auxílio de conhecimento científico e seguro. O projeto teve por objetivo gerar uma rede de informações com base técnica-científica, utilizando as redes sociais, como estratégia de multiplicar informações em saúde para o combate da COVID19. Para tanto, foram criados perfis nas redes socias: Instagram, Facebook, Youtube e um grupo no WhatsApp, denominados covidnewsufcg. As publicações foram classificadas em: atualização semanal; notícias diárias; posts de conteúdo baseados em artigos científicos; vídeos de entrevistas com profissionais de saúde e com empreendedores; perguntas e respostas; e dicas (filmes, séries e livros), abordando os pontos relevantes acerca da COVID-19. Paralelamente a isso, eram divulgadas notícias e dicas de artigos no grupo do WhatsApp. Foram utilizados folders e vídeos didáticos para abordar os temas. Todas as ações do projeto foram realizadas de forma virtual, respeitando sempre a metodologia e os objetivos do projeto. As ações de maior repercussão junto ao público alvo foram: as postagens semanais no Instagram, de notícias acerca do tema COVID-19; as atualizações diárias no grupo do WhatsApp; e as entrevistas postadas no Instagram sobre empreendedorismo e sobre a atuação de profissionais de saúde na pandemia. No mais, acredita-se que este projeto contribuiu para o desenvolvimento da educação em saúde nos ambientes virtuais, demostrando que é possível proteger e assegurar a saúde das pessoas, mediante essas plataformas.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Ávila Tayanne de Oliveira Feitosa, Cecília Dantas de Medeiros Fernandes, André Alan Santos Silva, Eduarda da Silva Oliveira, Gustavo Fernandes Queiroga Moraes, Flávia Negromonte Souto Maior
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.