Impacto da Educação em Saúde na Promoção da Autonomia de Pessoas com Diabetes Mellitus em Tratamento Injetável
Palabras clave:
Diabetes tipo 2, Insulinoterapia, Autocuidado, Educação em Saúde, EnfermagemResumen
O projeto de extensão proposto para aproximar os discentes e a comunidade com fito a construção de vínculo e desenvolvimento de estratégias de educação em saúde, direcionada às pessoas que vivem com Diabetes Mellitus (DM) em tratamento oral e/ou injetável, este último considerado uma terapia complexa ao entendimento da população com pouco ou nenhum estudo, de difícil manejo no armazenamento, preparo, convivem com diabetes em uso de insulina. Objetivo: promover a autonomia de pessoas com diabetes que fazem uso da insulina, utilizando estratégias de educação e saúde, a fim de estimular o autocuidado na aplicação de insulina. Método: As atividades do projeto foram configuradas na implementação ações mensalmente, com estratégias de tecnologias leves duras de educação que estimularam o autocuidado para promoção de saúde e prevenção de agravos entre as pessoas que convivem com diabetes mellitus para controle dos níveis glicêmicos e minimizar desfechos negativos relacionado à aplicação do medicamento injetável por si mesmo ou por um cuidador/familiar. Considerando que a ferramenta de educação em saúde na promoção do autocuidado tem se mostrado relevante, no que diz respeito a técnicas, habilidades e ações criativas, inovadoras e participativas, apoia-se a informação para o conhecimento das reais necessidades do público alvo. Etapas: Processo de seleção dos discentes, Oficinas de atualização e capacitação (teórica e prática) dos discentes sobre a temática diabetes e seu tratamento oral e injetável como também descarte seguro dos insumos utilizados, especialmente, os perfuro cortantes como, lancetas, agulhas e fitas teste com resíduos biológico (sangue). Após apresentação do projeto e levantamento das necessidades junto aos usuários foram implementadas as tecnologias leves e leves duras para educação em saúde com execução das ações planejadas em reuniões. Resultados: Os objetivos foram alcançados com êxito com a integração indissociável entre Ensino-PesquisaExtensão, a partir das ações embasadas em fundamentos teóricos, bem como, despertou o interesse da comunidade alvo em saber e aprender sobre a doença e o tratamento com insulina, levando a transformação social dos discentes e comunidade. Para além, os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos auxiliaram na formação crítica reflexiva com atenção consolidada dos extensionistas nas estratégias de educação em saúde e na compreensão cidadã de todos. Infere-se uma experiência enriquecedora, pois conhecendo as necessidades dos usuários, percebeu-se que, as ações executadas com leveza, apesar de complexa (Armazenar, preparar, aplicar e descartar) insulina e seus insumos, obteve êxito com interesse do público alvo. Pois ainda há um déficit considerável no autocuidado das pessoas com diabetes em tratamento injetável, e, consequentemente, desfechos negativos. Conclusão: As ações executadas pelo projeto tiveram sua efetividade com alcance dos objetivos e uma avaliação positiva, por parte da comunidade e dos discentes com pedido de continuidade, com a segunda edição do projeto de extensão.
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