Impacto da Educação em Saúde na Promoção da Autonomia de Pessoas com Diabetes Mellitus em Tratamento Injetável

Authors

  • Larissa Linhares de Farias
  • Ana Rebeca Rodrigues Linhares
  • Ana Eloisa Cabral de Paulo
  • Amanda Raquell Cavalcante de Araújo
  • André Luis Braga da Silva
  • Caio Renan da Silva Freitas
  • Fabricia Araujo de Oliveira
  • Lívia Kétyle Santos da Silva
  • Maria Amélia Gondim Felizzola
  • Adriana Montenegro de Albuquerque
  • Edlene Régis da Silva Pimental
  • Bernadete de lourdes André Gouveia

Keywords:

Diabetes tipo 2, Insulinoterapia, Autocuidado, Educação em Saúde, Enfermagem

Abstract

O projeto de extensão proposto para aproximar os discentes e a comunidade com fito a construção de vínculo e desenvolvimento de estratégias de educação em saúde, direcionada às pessoas que vivem com Diabetes Mellitus (DM) em tratamento oral e/ou injetável, este último considerado uma terapia complexa ao entendimento da população com pouco ou nenhum estudo, de difícil manejo no armazenamento, preparo, convivem com diabetes em uso de insulina. Objetivo: promover a autonomia de pessoas com diabetes que fazem uso da insulina, utilizando estratégias de educação e saúde, a fim de estimular o autocuidado na aplicação de insulina. Método: As atividades do projeto foram configuradas na implementação ações mensalmente, com estratégias de tecnologias leves duras de educação que estimularam o autocuidado para promoção de saúde e prevenção de agravos entre as pessoas que convivem com diabetes mellitus para controle dos níveis glicêmicos e minimizar desfechos negativos relacionado à aplicação do medicamento injetável por si mesmo ou por um cuidador/familiar. Considerando que a ferramenta de educação em saúde na promoção do autocuidado tem se mostrado relevante, no que diz respeito a técnicas, habilidades e ações criativas, inovadoras e participativas, apoia-se a informação para o conhecimento das reais necessidades do público alvo. Etapas: Processo de seleção dos discentes, Oficinas de atualização e capacitação (teórica e prática) dos discentes sobre a temática diabetes e seu tratamento oral e injetável como também descarte seguro dos insumos utilizados, especialmente, os perfuro cortantes como, lancetas, agulhas e fitas teste com resíduos biológico (sangue). Após apresentação do projeto e levantamento das necessidades junto aos usuários foram implementadas as tecnologias leves e leves duras para educação em saúde com execução das ações planejadas em reuniões. Resultados: Os objetivos foram alcançados com êxito com a integração indissociável entre Ensino-PesquisaExtensão, a partir das ações embasadas em fundamentos teóricos, bem como, despertou o interesse da comunidade alvo em saber e aprender sobre a doença e o tratamento com insulina, levando a transformação social dos discentes e comunidade. Para além, os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos auxiliaram na formação crítica reflexiva com atenção consolidada dos extensionistas nas estratégias de educação em saúde e na compreensão cidadã de todos. Infere-se uma experiência enriquecedora, pois conhecendo as necessidades dos usuários, percebeu-se que, as ações executadas com leveza, apesar de complexa (Armazenar, preparar, aplicar e descartar) insulina e seus insumos, obteve êxito com interesse do público alvo. Pois ainda há um déficit considerável no autocuidado das pessoas com diabetes em tratamento injetável, e, consequentemente, desfechos negativos. Conclusão: As ações executadas pelo projeto tiveram sua efetividade com alcance dos objetivos e uma avaliação positiva, por parte da comunidade e dos discentes com pedido de continuidade, com a segunda edição do projeto de extensão.

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Published

2025-11-03

How to Cite

LARISSA LINHARES DE FARIAS et al. Impacto da Educação em Saúde na Promoção da Autonomia de Pessoas com Diabetes Mellitus em Tratamento Injetável. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 1, 2025. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/7167. Acesso em: 5 dec. 2025.

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