COVID-19 EM FOCO NA ESCOLA: PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumen
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças significativas no ambiente escolar. Com o fechamento das escolas, os alunos precisaram ter aulas on-line, o que representa um desafio para docentes e discentes e acentua as desigualdades no processo de aprendizagem. As discussões de assuntos relacionados à pandemia, como a prevenção e a vacinação, se fazem necessárias no ambiente escolar em virtude do impacto causado em diversos aspectos na vida da população, especialmente no desenvolvimento infantil. Nesse cenário, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19” objetivou promover ações educativas, baseadas em evidências científicas, sobre a temática da covid-19 e suas consequências, de forma didática e online, no período de julho a dezembro de 2021. Para a sua execução, discentes da Universidade Federal de Campina Grande realizaram reuniões quinzenais online, via Google Meet, com duas turmas do 4° e 5° ano, respectivamente, da escola Cecília Meireles. Ao todo, foram contempladas 152 crianças e os temas escolhidos foram voltados principalmente para o público infantil, com atividades dinâmicas, atendendo também a demanda que os professores levavam durante as reuniões, estimulando o debate, a promoção e prevenção da saúde no contexto da pandemia. Os alunos mostraram-se participativos e dispostos a aprender sobre o tema, tornando os encontros online com as turmas leves e produtivos, com o esclarecimento de dúvidas e propostas de mudanças de comportamentos. Assim, constatou-se que os objetivos do projeto foram alcançados, haja vista o desenvolvimento da educação em saúde de forma remota com os alunos, propiciando uma troca mútua de conhecimentos e experiências, com foco para o enfrentamento da Covid-19.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Lyvia Maria Fernandes, Ana Beatriz Avelino Silva Barros, Cícero Glenderson Alves Pereira de Lima, Vinícius Abdias Santos de Oliveira, Pedro Ítalo Marques Nogueira, Marilena Maria de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.