COVID-19 EM FOCO NA ESCOLA: PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Abstract
A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças significativas no ambiente escolar. Com o fechamento das escolas, os alunos precisaram ter aulas on-line, o que representa um desafio para docentes e discentes e acentua as desigualdades no processo de aprendizagem. As discussões de assuntos relacionados à pandemia, como a prevenção e a vacinação, se fazem necessárias no ambiente escolar em virtude do impacto causado em diversos aspectos na vida da população, especialmente no desenvolvimento infantil. Nesse cenário, o projeto intitulado “Mídias sociais e a promoção da saúde no enfrentamento da covid-19” objetivou promover ações educativas, baseadas em evidências científicas, sobre a temática da covid-19 e suas consequências, de forma didática e online, no período de julho a dezembro de 2021. Para a sua execução, discentes da Universidade Federal de Campina Grande realizaram reuniões quinzenais online, via Google Meet, com duas turmas do 4° e 5° ano, respectivamente, da escola Cecília Meireles. Ao todo, foram contempladas 152 crianças e os temas escolhidos foram voltados principalmente para o público infantil, com atividades dinâmicas, atendendo também a demanda que os professores levavam durante as reuniões, estimulando o debate, a promoção e prevenção da saúde no contexto da pandemia. Os alunos mostraram-se participativos e dispostos a aprender sobre o tema, tornando os encontros online com as turmas leves e produtivos, com o esclarecimento de dúvidas e propostas de mudanças de comportamentos. Assim, constatou-se que os objetivos do projeto foram alcançados, haja vista o desenvolvimento da educação em saúde de forma remota com os alunos, propiciando uma troca mútua de conhecimentos e experiências, com foco para o enfrentamento da Covid-19.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2022 Lyvia Maria Fernandes, Ana Beatriz Avelino Silva Barros, Cícero Glenderson Alves Pereira de Lima, Vinícius Abdias Santos de Oliveira, Pedro Ítalo Marques Nogueira, Marilena Maria de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.