EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE AO NOVO CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores/as

  • David Furtado de Morais Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Airam Holanda dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Letícia Leitão Cavalcanti Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias Universidade Federal de Campina Grande
Palabras clave: Docência, Ensino remoto, Pandemia, Saúde emocional

Resumen

O projeto foi executado de forma remota, com a participação de estudantes do Curso de Medicina, do CFP/UFCG, no município de Cajazeiras, abrangendo a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Antônio Dias (Cajazeiras-PB), contemplando, aproximadamente, 300 pessoas, entre elas estudantes do ensino fundamental 1 e 2 e usuários das redes sociais, com o objetivo de proporcionar o empoderamento e a coparticipação da comunidade escolar sobre os principais assuntos relacionado à COVID19, de modo a promover a redução do contágio e oferecer o conhecimento como ferramenta para melhorar a qualidade de vida durante a pandemia. Para tal, foram empregadas ferramentas e tecnologias digitais como Google Meet, Canva, Mentimenter e Jamboard, para encontros virtuais quinzenais, além da realização de atividades e de jogos virtuais, para facilitar o aprendizado e a comunicação com o público alvo; também foram utilizadas as redes sociais (Instagram, WhatsApp e Youtube), a partir de publicações contendo maiores informações acerca dos assuntos abordados, com o intuito de abranger ainda mais o público desejado. Por fim, evidenciou-se o êxito na execução do objetivo principal do projeto, uma vez que ficou claro aos alunos os principais desafios daquele momento pandêmico (como proteção individual, convivência coletiva e saúde corporal), bem como superá-los.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

abril 5, 2022

Cómo citar

DE MORAIS NETO, D. F. .; DOS SANTOS, M. A. H.; CAVALCANTI, L. L. .; DE FARIAS, M. do C. A. D. EMPODERAMENTO E CORRESPONSABILIDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE AO NOVO CENÁRIO DA PANDEMIA DE COVID-19. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/212. Acesso em: 25 may. 2024.

Sección

Saúde

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.