A TURMA PAN DO SEM LIMITES

PERSONAGENS E IDENTIDADES INCLUSIVAS

Authors

  • Hemily Camilly da Silva Ferreira Universidade Federal de Campina Grande
  • Larissa Beatriz Pereira de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Hélida Flávia Mesquita de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Ruth Gabrielly da Silva Fernandes Universidade Federal de Campina Grande
  • Luis Henrique Sousa Aires Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Kaylane Paulino de Sena Universidade Federal de Campina Grande
  • Hermilia Feitosa Junqueira Ayres Universidade Federal de Campina Grande
  • Taciana Lima Araujo Universidade Federal de Campina Grande
Keywords: Inclusão, Acessibilidade, PcD, Diversidade

Abstract

Na sociedade observa-se casos significativos de exclusão de Pessoas com Deficiência (PcD). A inacessibilidade em diversos espaços públicos, a falta de compreensão em relação às necessidades individuais de cada pessoa, bem como a ausência de inclusão nas instituições educacionais, são alguns dos principais agravantes que ainda dificultam o dia a dia dessas pessoas, entre outros desafios. Uma das causas identificadas para a presença de barreiras atitudinais está relacionada à falta de conhecimento sobre determinadas deficiências, juntamente com a escassez de informação na sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência. Com isso, o trabalho tem como objetivo introduzir às crianças acerca do tema da acessibilidade, utilizando os personagens da turma PAN, para gerar identificação, pertencimento, com as crianças, objetivando a promoção da inclusão, respeito a diversidade, participação social e convívio comunitário, tendo por propósito sensibilizar e ampliar a compreensão sobre a importância da cidadania ativa e inclusiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

June 19, 2024

How to Cite

FERREIRA, H. C. da S.; ARAÚJO, L. B. P. de; SOUSA, H. F. M. de; FERNANDES, R. G. da S.; AIRES, L. H. S.; SENA, A. K. P. de; AYRES, H. F. J.; ARAUJO, T. L. A TURMA PAN DO SEM LIMITES: PERSONAGENS E IDENTIDADES INCLUSIVAS. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 5, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/2587. Acesso em: 21 nov. 2024.

Section

Educação

Most read articles by the same author(s)