ODONTOVID: USO DE JOGOS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO SOBRE BIOSSEGURANÇA NA ODONTOLOGIA PÓS-COVID-19
Resumo
A odontologia foi altamente afetada pela pandemia e novos protocolos de biossegurança são agora necessários. O desafio atual é organizar a retomada das atividades com segurança no atendimento ao paciente e garantia de um ensino odontológico de qualidade. Diante disso, este projeto objetivou utilizar jogos digitais para educação sobre biossegurança na Odontologia pós-COVID-19, tendo como público-alvo graduandos em Odontologia. Primeiramente, os extensionistas foram capacitados com relação aos protocolos de biossegurança e as ferramentas digitais que seriam utilizadas. Os conteúdos foram gamificados com design simples, imagens chamativas e uma trilha de conhecimento, com pontuação, fases e feedback. Paralelamente foi criado o site “ODONTOVID” e uma conta no Instagram, para divulgação e comunicação do projeto. Os jogos foram acessados 160 vezes e os jogadores foram convidados a preencherem um questionário de forma voluntária e anônima. Para 94,1% dos respondentes, o projeto foi importante ou muito importante para a carreira acadêmica e 100% acreditam que o projeto fez repensar seu papel ético e social como futuro cirurgião dentista, reforçando a importância da biossegurança na manutenção da saúde da equipe de saúde bucal, dos pacientes e familiares. Portanto, o projeto ODONTOVID reaproximou o aluno ao meio universitário e o deixou conscientes da importância de cumprir os protocolos de biossegurança para realizar os procedimentos odontológicos pós-COVID-19, além de exercer sua função como profissional de saúde humanizado, protegendo de forma ética seu paciente e todos os envolvidos no processo.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Amaro Lima Filho, Lucas Brito Matias, Filipe de Oliveira Lima, Gabrielli Bezerra sales, Andresa Costa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.