O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA AÇÃO EXTENSIONISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA
Resumo
Com a pandemia da COVID-19, a vida em sociedade teve que ser reorganizada e a necessidade de distanciamento interferiu na execução dos projetos extensionistas tradicionais. Por outro lado, as ferramentas digitais se tornaram importantes soluções para a comunicação virtual neste momento. O presente trabalho relata a experiência de utilizar ferramentas digitais para despertar o interesse do público-alvo, além de estimular os extensionistas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tão necessárias neste momento de pandemia. A primeira etapa do projeto foi a familiarização da equipe com várias ferramentas e produção de todo o conteúdo visual dos jogos em diferentes plataformas. Os extensionistas também desenvolveram um site e uma conta no Instagram para o projeto, se tornando mais capacitados digitalmente para o novo mundo pós-pandemia. O contato do público-alvo com a tecnologia digital também deve ser ressaltado, pois a maioria (79,4%) achou boa ou ótima a experiencia de utilizar jogos sérios, sendo que destes, 38,2% acreditaram que o projeto tornou o aprendizado mais interessante e fácil, enquanto 41,2% mencionaram que já estavam cansados de estudar de forma convencional. Como nosso projeto está disponível em um website e no Instagram, o conteúdo poderá ser acessado por qualquer aluno ou professor do Brasil, reforçando a ampla abrangência que as tecnologias proporcionam. Concluiu-se assim que o uso das ferramentas digitais na ação extensionista foi efetivo e despertou o interesse do público-alvo, permitindo o uso de uma solução virtual para reaproximar o aluno ao meio universitário neste momento tão tenso de isolamento físico.
Downloads
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2021 Maria Vitoria Oliveira Dantas, Sheyliane Rego Morais, Janaina Barbosa de Alencar, Andresa Costa Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.