O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NA AÇÃO EXTENSIONISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA
Abstract
Com a pandemia da COVID-19, a vida em sociedade teve que ser reorganizada e a necessidade de distanciamento interferiu na execução dos projetos extensionistas tradicionais. Por outro lado, as ferramentas digitais se tornaram importantes soluções para a comunicação virtual neste momento. O presente trabalho relata a experiência de utilizar ferramentas digitais para despertar o interesse do público-alvo, além de estimular os extensionistas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tão necessárias neste momento de pandemia. A primeira etapa do projeto foi a familiarização da equipe com várias ferramentas e produção de todo o conteúdo visual dos jogos em diferentes plataformas. Os extensionistas também desenvolveram um site e uma conta no Instagram para o projeto, se tornando mais capacitados digitalmente para o novo mundo pós-pandemia. O contato do público-alvo com a tecnologia digital também deve ser ressaltado, pois a maioria (79,4%) achou boa ou ótima a experiencia de utilizar jogos sérios, sendo que destes, 38,2% acreditaram que o projeto tornou o aprendizado mais interessante e fácil, enquanto 41,2% mencionaram que já estavam cansados de estudar de forma convencional. Como nosso projeto está disponível em um website e no Instagram, o conteúdo poderá ser acessado por qualquer aluno ou professor do Brasil, reforçando a ampla abrangência que as tecnologias proporcionam. Concluiu-se assim que o uso das ferramentas digitais na ação extensionista foi efetivo e despertou o interesse do público-alvo, permitindo o uso de uma solução virtual para reaproximar o aluno ao meio universitário neste momento tão tenso de isolamento físico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Maria Vitoria Oliveira Dantas, Sheyliane Rego Morais, Janaina Barbosa de Alencar, Andresa Costa Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.