ODONTOVID: USO DE JOGOS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO SOBRE BIOSSEGURANÇA NA ODONTOLOGIA PÓS-COVID-19
Abstract
A odontologia foi altamente afetada pela pandemia e novos protocolos de biossegurança são agora necessários. O desafio atual é organizar a retomada das atividades com segurança no atendimento ao paciente e garantia de um ensino odontológico de qualidade. Diante disso, este projeto objetivou utilizar jogos digitais para educação sobre biossegurança na Odontologia pós-COVID-19, tendo como público-alvo graduandos em Odontologia. Primeiramente, os extensionistas foram capacitados com relação aos protocolos de biossegurança e as ferramentas digitais que seriam utilizadas. Os conteúdos foram gamificados com design simples, imagens chamativas e uma trilha de conhecimento, com pontuação, fases e feedback. Paralelamente foi criado o site “ODONTOVID” e uma conta no Instagram, para divulgação e comunicação do projeto. Os jogos foram acessados 160 vezes e os jogadores foram convidados a preencherem um questionário de forma voluntária e anônima. Para 94,1% dos respondentes, o projeto foi importante ou muito importante para a carreira acadêmica e 100% acreditam que o projeto fez repensar seu papel ético e social como futuro cirurgião dentista, reforçando a importância da biossegurança na manutenção da saúde da equipe de saúde bucal, dos pacientes e familiares. Portanto, o projeto ODONTOVID reaproximou o aluno ao meio universitário e o deixou conscientes da importância de cumprir os protocolos de biossegurança para realizar os procedimentos odontológicos pós-COVID-19, além de exercer sua função como profissional de saúde humanizado, protegendo de forma ética seu paciente e todos os envolvidos no processo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Section
License
Copyright (c) 2021 Amaro Lima Filho, Lucas Brito Matias, Filipe de Oliveira Lima, Gabrielli Bezerra sales, Andresa Costa Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.