FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DURANTE CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS: APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE

Autores

  • Lucas Oliveira Gerônimo do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Jéssica Sabrina Macena de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Amanda de Freitas Andrade Universidade Federal de Campina Grande
  • Vanessa Soares de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Luana de Almeida Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Luana Gislene Herculano Lemos Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Primeiros socorros, Ferramenta avaliativa, educação em saúde

Resumo

O projeto de extensão "Pimeiros Socorros na Escola: O Uso de EPIs como Estratégia para Prevenção e Enfrentamento à COVID-19" proporcionou em enorme impacto para as ações desenvolvidas sobre primeiros socorros nas escolas e a COVID-19 com a utilização de ferramentas tecnológicas. Dessa forma, buscaram-se analisar o aprendizado por meio dos recursos da plataforma digital (Google Forms) onde os sucessos do projeto e as oportunidades, abrangência e melhorias das capacitações puderem ser destacadas. O projeto teve como objetivo a realização de capacitações para profissionais da área da educação, onde estes receberam aulas e instruções sobre como agir em casos de acidentes no ambiente escolar. Foi aplicado um formulário, intitulado de pré e pós teste, antes do inicio das capacitações, sendo reaplicado após o encerramento do cronograma, contendo perguntas específicas sobre a temática de primeiros socorros, com o intuito de avaliar os conhecimentos de cada participante. Algumas das perguntas com maior porcentagem de acertos em relação ao pré e pós-teste foram sobre desmaio (com acerto de 91,1% no pré-teste e 96,8% no pós-teste); sobre queimadura (95,6% no pré teste e 100% de acertos no pós-teste); acerca de contenção de hemorragias (80,7% de acertos no pré-teste e 95,7% no pós-teste). Analisando os resultado os resultados obtidos pelo projeto de extensão, é possível identificar a sua relevância para a sociedade, tendo em vista a disseminação de conhecimentos e práticas em primeiros socorros para mais de 135 profissionais da educação. Basicamente, dessa forma, o projeto difundiu a promoção e prevenção em saúde com o uso de plataforma digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

OLIVEIRA GERÔNIMO DO NASCIMENTO, L. .; MACENA DE SOUSA, J. S.; DE FREITAS ANDRADE, A.; SOARES DE SOUSA, V. .; DE ALMEIDA SILVA, L. .; HERCULANO LEMOS, L. G. FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DURANTE CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS: APLICAÇÃO DO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/268. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação