CAFÉ COM A MORTE: A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA E REFLEXIVA

Autores

  • Monique Pereira da Silva
  • Wanessa Micaelly da Silva Severiano
  • Dandara Virgínia Machado Vieira
  • Glenda Agra
Palavras-chave: Educação, Morte, Música

Resumo

O projeto foi executado com a participação da comunidade acadêmica do Centro de Educação e Saúde da UFCG e dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuité/PB. O projeto contou com a participação de palestrantes convidados expertises na área de Tanatologia e Luto, permitindo, assim, que o processo de aprendizagem pudesse ser assimilado com maior facilidade. Os encontros, geralmente, apresentavam um formato de rodas de conversa, uma vez que um dos objetivos era envolver os participantes, possibilitando um processo de desconstrução do modelo de morte enraizado histórica e culturalmente, ou seja, a morte como tema interdito e a construção e reconstrução da morte como processo natural da vida. Os encontros iniciavam com músicas específicas de forma a acolher o público e ao final de cada encontro, o palestrante transmitia uma música de sua preferência e que estivesse dentro do contexto do tema abordado, uma vez que que o objetivo era sensibilizar o público. A música vai além da representação estética e do fenômeno físico-sonoro; ela carrega consigo a possibilidade de ser símbolo, que, uma vez que incorporada como imagem de representações sociais, consagra a história e a vida de um povo. Observou-se que as melodias e, sobretudo, as letras das músicas utilizadas despertaram não só a reflexão para a compreensão da morte como parte da vida, mas despertaram para o sentido e significado da vida até o momento da morte. Durante a transmissão da música, os participantes abriam suas câmeras espontaneamente e cantavam juntos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DA SILVA, M. P.; DA SILVA SEVERIANO, W. M. .; MACHADO VIEIRA, D. V. .; AGRA, G. . CAFÉ COM A MORTE: A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA E REFLEXIVA. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/165. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação