CAFÉ COM A MORTE: CONVERSAS SOBRE TERMINALIDADE, MORTE E LUTO

Autores

  • Maria Heloyse de Lima Monteiro
  • Josefa Eucliza Casado Freires da Silva
  • Elicarlos Marques Nunes
  • Agra Agra
Palavras-chave: Educação, Morte, Luto

Resumo

O projeto foi executado com a participação da comunidade acadêmica do Centro de Educação e Saúde da UFCG e dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuité/PB. Contudo, com o processo de divulgação nas redes sociais, algumas pessoas que não faziam parte do público-alvo pediram para participar de alguns encontros e como o objetivo geral do projeto estava relacionado à criação de um espaço virtual para contribuir com a educação para a morte, a equipe de trabalho concordou que o tema não se limitava a uma conjuntura local, haja vista que a COVID-19 é uma doença que atinge vários países. Desse modo, tivemos participantes locais, de vários estados brasileiros e internacionais. O projeto contou com a participação de palestrantes convidados expertises na área de Tanatologia e Luto, que abordaram temas afins e transversais dentro do contexto da pandemia da COVID-19, permitindo, assim, que o processo de aprendizagem pudesse ser assimilado com maior facilidade. Os encontros, geralmente, apresentavam um formato de rodas de conversa, uma vez que um dos objetivos era envolver os participantes, possibilitando um processo de desconstrução do modelo de morte enraizado histórica e culturalmente, ou seja, a morte como tema interdito e a construção e reconstrução da morte como processo natural da vida, que precisa alcançar as instituições de saúde, de educação e de outros espaços sociais. Acredita-se que o projeto cumpriu seu papel social, fortaleceu a articulação da Universidade com a sociedade, rompendo os muros no entorno da morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado em

5 de abril de 2022

Como Citar

DE LIMA MONTEIRO, M. H. .; CASADO FREIRES DA SILVA, J. E. .; NUNES, E. M.; AGRA, A. CAFÉ COM A MORTE: CONVERSAS SOBRE TERMINALIDADE, MORTE E LUTO. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/159. Acesso em: 5 maio. 2024.

Seção

Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.