ARQUITETURA DOS LUGARES DE TRÂNSITO
APRENDENDO COM AS APROPRIAÇÕES INFORMAIS DAS INFRAESTRUTURAS DE TRANSPORTE
DOI:
https://doi.org/10.35572/arql.v3i12.6627Palavras-chave:
apropriação, informal, infraestrutura, transporteResumo
O presente texto trata de questões relacionadas com a lógica setorial e estritamente utilitarista dos projetos de Infraestrutura de transporte que são pensados para servir ao único propósito e demanda do trânsito, produzindo espaços de baixa qualidade na experiência quotidiana da maior parte da população urbana. A pesquisa partiu da hipótese de que ao invés de serem caracterizadas como desordem, as apropriações informais das infraestruturas existentes podem servir de lente para uma definição programaticamente ampliada e urbanisticamente mais integrada dessas mesmas infraestruturas. Para tanto, a pesquisa se apoiou em estudos de caso conduzidos no subúrbio do Rio de Janeiro. As análises das situações encontradas revelaram uma série de conceitos espaciais que apresentam alto potencial de inovação para o projeto e transformação dos espaços do trânsito em lugares significantes na cidade.
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