n. Especial - 2024 - Literatura em aula de FLE

02-01-2024

O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:

1.            A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;

2.            A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;

3.            Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;

4.            O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.