Notícias

  • n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade

    20-04-2024

    Esta chamada acolhe textos de temáticas livres, que estejam dentro do foco e escopo deste periódico.

     

    A publicação se dará em fluxo contínuo. 


    Organizadores:
    Prof. Alain-Philippe Durand, Universidade do Arizona, EUA

    Profa. Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande, Brasil

    Profa. Maria Rennally Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba

     


    Submissões: até 15 de setembro de 2025.

    Publicação: em fluxo contínuo, até dezembro de 2025.

    Saiba mais sobre n. 1 - 2025 - Dossiê: Línguas, literaturas e contemporaneidade
  • n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)

    20-04-2024

    O dossiê da Revista Letras Raras propõe como tema a relação entre literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE). Observa-se o desenvolvimento de pesquisas sobre literatura no contexto do ensino-aprendizagem do FLE (Gruca, 1993, 2001, 2007; Puren, 2015; Jardim, 2018; Cunha, 2019), bem como a conscientização sobre o uso do texto literário neste contexto. No entanto, a prática revela contextos e realidades desiguais nas quais pode ainda haver a compreensão da literatura como pretexto (para análise morfo-sintática, para aquisição lexical, como documento-dispositivo de produção oral). Com a intenção de alçar este objeto ao primeiro plano, apresenta-se esta edição. Os seguintes eixos temáticos também são pertinentes à discussão:

    A articulação entre teoria e prática no uso de textos literários na aula de FLE;
    A perspectiva intercultural da literatura no ensino-aprendizagem do FLE;
    Os desafios e práticas do ensino curricular das literaturas em língua francesa;
    O uso de outras mídias na abordagem do texto literário na aula de língua francesa.

     

    Organizadoras:

    Profa. Dra. Daniele Cunha - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Profa. Dra. Gabriela Jardim - Universidade Federal do Rio Grande
    Profa. Dra. Karol Garcia - Universidade Federal do Ceará

    Submissões: 31 de julho de 2025
    Publicação: 30 de setembro de 2025

    Saiba mais sobre n. 4 - 2025 - Dossiê: Literatura e ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE)