n. 5 - 2024 - Dossiê internacionalização e interculturalidade no ensino de línguas estrangeiras

20-04-2024

A internacionalização de uma instituição envolve um denso processo de promoção, colaboração global e a busca por padrões de excelência em escala internacional. Nesse contexto, a internacionalização e a educação intercultural estão interconectadas e, frequentemente, são considerados componentes complementares em contextos educacionais. A educação intercultural é um campo de aplicação transversal que permeia diferentes perspectivas formativas e abordagens específicas de ensino e aprendizagem capazes de questionar estereótipos, conscientizar sobre as diversas formas de expressão cultural e, ainda, encorajar a abertura de espírito e a compreensão das diferenças mútuas. Quando a internacionalização e a educação intercultural perpassam o ensino de línguas estrangeiras, suscitam questões didáticas, metodológicas e político linguísticas. Dessa forma, neste dossiê tencionamos reunir trabalhos que, tendo como norte o processo de internacionalização, discutam a relação entre as línguas e os contatos interculturais, analisem a promoção de glotopolíticas como uma forma de agir sobre e para a organização da pluralidade linguística e cultural e visibilizem resultados de projetos de pesquisa, ensino e extensão ligados a temática.

Organizadoras:​

Profa. Dra. Heloisa Albuquerque-Costa (FFLCH-USP)
Telma Pereira - UFF
Marina Mello de Menezes F. Souza - UFOB

Submissões até 30 de agosto de 2024.
Publicação em dezembro de 2024.