DUPLA NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: BREVE APRESENTAÇÃO E PROPOSTA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14057737Resumen
Este trabalho tem por objetivo apresentar o fenômeno da dupla negação no Português Brasileiro. Para isso, refletimos sobre o percurso do Português brasileiro, elencando algumas características até chegar ao nosso objeto de análise: a dupla negação. Na sequência, apresentamos análises de ocorrências da dupla negação recolhidas em mídias sociais, –Whatsapp, Instagram e X (antigo Twitter). Com base nos dados, chegamos à conclusão que a dupla negação é um fato linguístico recorrente no cotidiano e, por isso, há necessidade de trabalhar esse conteúdo em sala de aula, para estimular uma consciência linguística dos alunos. Assim, apresentamos uma proposta de atividade direcionada para análise deste fato linguístico, cujo objetivo é conduzir os alunos à reflexão sobre modalidades oral e escrita da língua, destacando que cada uma, ao seu modo, demonstram as inovações linguísticas que se manifestam no cotidiano.
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