DUPLA NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: BREVE APRESENTAÇÃO E PROPOSTA DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14057737
Palavras-chave: Português Brasileiro, Dupla negação, Proposta de Ensino

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o fenômeno da dupla negação no Português Brasileiro. Para isso, refletimos sobre o percurso do Português brasileiro, elencando algumas características até chegar ao nosso objeto de análise: a dupla negação. Na sequência, apresentamos análises de ocorrências da dupla negação recolhidas em mídias sociais, –Whatsapp, Instagram e X (antigo Twitter). Com base nos dados, chegamos à conclusão que a dupla negação é um fato linguístico recorrente no cotidiano e, por isso, há necessidade de trabalhar esse conteúdo em sala de aula, para estimular uma consciência linguística dos alunos. Assim, apresentamos uma proposta de atividade direcionada para análise deste fato linguístico, cujo objetivo é conduzir os alunos à reflexão sobre modalidades oral e escrita da língua, destacando que cada uma, ao seu modo, demonstram as inovações linguísticas que se manifestam no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

CASTRO, Yeda Pessoa. Camões com dendê. O português do Brasil e os falares afro-brasileiros. Rio de Janeiro: Topbooks, 2022. 234-277.

HENRIQUES, Claudio Cezar. Sintaxe portuguesa para a linguagem culta contemporânea: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2005.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo, Contexto, 2009.

LUCCHESI, Dante. As duas grandes vertentes da história sociolinguística do Brasil (1500-2000). Delta, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 97-130, 2001. Disponível em: SciELO. Acesso em: 3 de Março de 2024.

Downloads

Publicado em

8 de novembro de 2024

Como Citar

ARAÚJO, M. F. dos S.; CUNHA, B. B. da C.; ARAÚJO, D. L. de . DUPLA NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: BREVE APRESENTAÇÃO E PROPOSTA DE ENSINO. Revista 15 de outubro, Campina Grande, v. 3, n. 1, p. 54–61, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.14057737. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/r15o/article/view/3248. Acesso em: 21 nov. 2024.

Seção

Dossiê