DUPLA NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: BREVE APRESENTAÇÃO E PROPOSTA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14057737Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar o fenômeno da dupla negação no Português Brasileiro. Para isso, refletimos sobre o percurso do Português brasileiro, elencando algumas características até chegar ao nosso objeto de análise: a dupla negação. Na sequência, apresentamos análises de ocorrências da dupla negação recolhidas em mídias sociais, –Whatsapp, Instagram e X (antigo Twitter). Com base nos dados, chegamos à conclusão que a dupla negação é um fato linguístico recorrente no cotidiano e, por isso, há necessidade de trabalhar esse conteúdo em sala de aula, para estimular uma consciência linguística dos alunos. Assim, apresentamos uma proposta de atividade direcionada para análise deste fato linguístico, cujo objetivo é conduzir os alunos à reflexão sobre modalidades oral e escrita da língua, destacando que cada uma, ao seu modo, demonstram as inovações linguísticas que se manifestam no cotidiano.
Downloads
Referências
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
CASTRO, Yeda Pessoa. Camões com dendê. O português do Brasil e os falares afro-brasileiros. Rio de Janeiro: Topbooks, 2022. 234-277.
HENRIQUES, Claudio Cezar. Sintaxe portuguesa para a linguagem culta contemporânea: teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2005.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo, Contexto, 2009.
LUCCHESI, Dante. As duas grandes vertentes da história sociolinguística do Brasil (1500-2000). Delta, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 97-130, 2001. Disponível em: SciELO. Acesso em: 3 de Março de 2024.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista 15 de outubro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.