INTEGRAÇÃO CRÍTICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DDL NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS: APLICAÇÕES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6546Palavras-chave:
Línguas para fins específicos., Linguística de corpus, Ensino superior tecnológico., Gêneros acadêmico-profissionais., Sequências didáticas.Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi desenvolver, descrever e aplicar sequências didáticas baseadas em corpora, com foco no gênero cerimonial, em uma instituição de ensino superior tecnológico do interior paulista. A investigação fundamenta-se na abordagem de Línguas para Fins Específicos (ESP) e parte da constatação de que cursos tecnológicos, embora voltados à inserção profissional, nem sempre contemplam competências linguísticas alinhadas às demandas do mercado. Para mapear essas necessidades, foi aplicado um questionário a estudantes e profissionais da área de Eventos. A Linguística de Corpus, aliada à abordagem Data-Driven Learning (DDL), orientou a elaboração das sequências didáticas. O corpus, composto por doze roteiros de cerimônias reais, foi analisado por meio da ferramenta Sketch Engine®, permitindo uma abordagem léxico-discursiva pautada em dados autênticos. A aplicação das sequências em turmas dos módulos finais demonstrou que o uso pedagógico de corpora, aliado ao DDL, favorece práticas de ensino mais contextualizadas, promovendo a aproximação entre os conteúdos linguísticos e as exigências do campo profissional. Os resultados indicam o potencial dessa integração para a elaboração de materiais didáticos voltados às especificidades do ensino superior tecnológico e ao ensino de línguas com finalidade profissional.
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