INTEGRAÇÃO CRÍTICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DDL NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS: APLICAÇÕES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6546

Palabras clave:

Línguas para fins específicos., Linguística de corpus, Ensino superior tecnológico., Gêneros acadêmico-profissionais., Sequências didáticas.

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi desenvolver, descrever e aplicar sequências didáticas baseadas em corpora, com foco no gênero cerimonial, em uma instituição de ensino superior tecnológico do interior paulista. A investigação fundamenta-se na abordagem de Línguas para Fins Específicos (ESP) e parte da constatação de que cursos tecnológicos, embora voltados à inserção profissional, nem sempre contemplam competências linguísticas alinhadas às demandas do mercado. Para mapear essas necessidades, foi aplicado um questionário a estudantes e profissionais da área de Eventos. A Linguística de Corpus, aliada à abordagem Data-Driven Learning (DDL), orientou a elaboração das sequências didáticas. O corpus, composto por doze roteiros de cerimônias reais, foi analisado por meio da ferramenta Sketch Engine®, permitindo uma abordagem léxico-discursiva pautada em dados autênticos. A aplicação das sequências em turmas dos módulos finais demonstrou que o uso pedagógico de corpora, aliado ao DDL, favorece práticas de ensino mais contextualizadas, promovendo a aproximação entre os conteúdos linguísticos e as exigências do campo profissional. Os resultados indicam o potencial dessa integração para a elaboração de materiais didáticos voltados às especificidades do ensino superior tecnológico e ao ensino de línguas com finalidade profissional.

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Biografía del autor/a

Silmara Ribeiro Moscatelli, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) - unidade de Presidente Prudente - SP. 

Doutora, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2019 -), no campus de São José do Rio Preto, na área de Estudos Linguístico. Possui Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013-2015). A dissertação trabalhou com temas como Leitura; Conto Literário; Ensino Público; Competência Leitora; Análise do Discurso; Estética da Recepção, além disso, possui especialização em Gestão Educacional pela UNESP (2012). Graduação em LETRAS Português - Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez projeto de iniciação científica com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Atualmente é professora pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) - unidade de Presidente Prudente - SP. 

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Publicado

2025-11-18

Cómo citar

MOSCATELLI, Silmara Ribeiro; PINTO, Paula Tavares; SILVA, Luciano Franco. INTEGRAÇÃO CRÍTICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E DDL NO ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS: APLICAÇÕES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 239–255, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6546. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6546. Acesso em: 5 dic. 2025.

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