O EDUCTOK COMO UM GÊNERO DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6514Palavras-chave:
EducTok, Gêneros discursivos, TikTokResumo
Este artigo analisa o EducTok como um gênero discursivo emergente na plataforma TikTok, fundamentando-se na concepção de gêneros do discurso adotado por Bakhtin. O objetivo é investigar como os vídeos educativos produzidos por eductokers mobilizam os elementos de tema, estilo e composição em um ecossistema digital de ensinagem. A partir de uma abordagem qualitativa, documental e interpretativa, foram selecionados três vídeos de áreas distintas (Português, História e Matemática). A análise demonstra que o EducTok articula características de gêneros discursivos primários e secundários, reunindo oralidade, espontaneidade, elementos visuais e recursos multimodais em um formato adaptado às lógicas da plataforma. Além da estrutura interna dos vídeos, o estudo destaca a responsividade gerada nos comentários, nos quais os usuários-aprendentes interagem com os conteúdos, expressam compreensões, tiram dúvidas e reforçam efeitos de aprendizagem. Ao final, conclui-se que o EducTok apresenta estabilidade relativa e dialogismo ativo suficientes para ser reconhecido como um novo gênero discursivo, revelando-se um espaço significativo de produção e circulação de conhecimento na contemporaneidade.
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