O EDUCTOK COMO UM GÊNERO DISCURSIVO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6514

Keywords:

EducTok, Gêneros discursivos, TikTok

Abstract

Este artigo analisa o EducTok como um gênero discursivo emergente na plataforma TikTok, fundamentando-se na concepção de gêneros do discurso adotado por Bakhtin. O objetivo é investigar como os vídeos educativos produzidos por eductokers mobilizam os elementos de tema, estilo e composição em um ecossistema digital de ensinagem. A partir de uma abordagem qualitativa, documental e interpretativa, foram selecionados três vídeos de áreas distintas (Português, História e Matemática). A análise demonstra que o EducTok articula características de gêneros discursivos primários e secundários, reunindo oralidade, espontaneidade, elementos visuais e recursos multimodais em um formato adaptado às lógicas da plataforma. Além da estrutura interna dos vídeos, o estudo destaca a responsividade gerada nos comentários, nos quais os usuários-aprendentes interagem com os conteúdos, expressam compreensões, tiram dúvidas e reforçam efeitos de aprendizagem. Ao final, conclui-se que o EducTok apresenta estabilidade relativa e dialogismo ativo suficientes para ser reconhecido como um novo gênero discursivo, revelando-se um espaço significativo de produção e circulação de conhecimento na contemporaneidade.

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Author Biographies

Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande.

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Tecnologias Digitais na Educação, Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Licenciado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Linguística na Universidade Federal da Paraíba.

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Published

2025-11-18

How to Cite

SILVA, Maria Ariane Santos Amaro da; XAVIER, Manassés Morais. O EDUCTOK COMO UM GÊNERO DISCURSIVO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 201–220, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6514. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6514. Acesso em: 5 dec. 2025.

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