CONTRIBUIÇÕES DO HISPANISMO BRASILEIRO PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS:

UMA ANÁLISE DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS DO XII CBH

Autores

  • Álvaro José dos Santos Gomes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Costa Junior Costa Junior Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Estudos decoloniais. Estudos Hispânicos. Congresso Brasileiro de Hispanistas.

Resumo

Nos últimos anos, o hispanismo brasileiro tem contribuído com reflexões nos mais diferentes campos de atuação teórico-metodológica em torno dos fenômenos da língua e da linguagem. Desse modo, notamos que a área tem demonstrado interesse pelos estudos decoloniais mediante propostas de dossiês, grupos de trabalho em eventos etc. Neste artigo, compartilhamos observações sobre algumas das tendências de pesquisa do espanhol a partir de uma perspectiva decolonial. O corpus é formado pela lista de simpósios temáticos do XII Congresso Brasileiro de Hispanistas (CBH), um dos eventos mais tradicionais da nossa categoria. As análises mostram que, das 23 propostas, 05 delas se filiam expressamente à decolonialidade, o que aponta um interesse do hispanismo nesta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, L. M. T. R. Lócus de enunciação e coletivo mexicano Batallones Femeninos: cartografando uma pedagogia decolonial no Sul Global. Gragoatá, Niterói, v. 26, n. 56, p. 1115-1147, 2021.

BAPTISTA, L. M. T. R. Colonialidade da linguagem. In: MATOS, D. C. V. S; SOUSA, C. M. C. L. L. (org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. p. 51-58.

BRASIL. Lei n.o 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola., Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2005/lei/l11161.htm#:~:text=O%20PRESIDENTE%20DA%20REP%C3%9ABLICA%20Fa%C3%A7o,curr%C3%ADculos%20plenos%20do%20ensino%20m%C3%A9dio. Acesso em: 20 abr. 2022.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 11., Recife, 2020. Anais [...]. São Paulo: IFSP, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-do-congresso-brasileiro-de-hispanistas. Acesso em: 20 abr. 2022.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 12., São Paulo, 2022. Lista de simpósios temáticos [...]. São Paulo: IFSP, 2022. Disponível em: https://hispanistas.org.br/wp-content/uploads/2021/11/Simposios-Tematicos-XII-CBH-2.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

COSTA JUNIOR, J. V. L. da; CARVALHO, T. L. de. Quando políticas de resistência se transformam em políticas linguísticas oficiais: o espanhol no nordeste brasileiro. Revista X, Curitiba, v. 15, n. 5, p. 172-193, 2020.

GOMES, A. J. S. A formação inicial docente nos cursos de Letras Português/Espanhol, na modalidade a distância, em Mato Grosso do Sul: avanços e retrocessos após a Lei no 11.161/2005. In: ZWARG, J. D; ARF, L. M. G; BARREDA; M. S. V. (org.). El

español en Mato Grosso do Sul: Lengua, Cultura, Literatura, Enseñanza, Investigación y Formación de Profesores. Corumbá: Editora UFMS, 2022. (no prelo).

GROSFOGUEL, R. La descolonización de la economía y los estudios postcoloniales: Transmodernidad, pensamiento fronterizo y colonialidad global. Tabula Rasa, Bogotá,

n. 04, p. 17-48, 2006.

KANASHIRO, D. S. K.; GOMES, A. J. S. La interacción mediada por las tecnologías en el curso de Letras EaD/UFMS. In: FERNÁNDEZ PARADAS, A. (org.). Pantallas que Educan. Madrid: Technos, 2018. p. 241-253.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2020.

PARAQUETT, M. O papel que cumprimos os professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) no Brasil. Caderno de Letras da UFF, Niterói, n. 38, p. 123-137, 2009.

PARAQUETT, M. A língua espanhola e a linguística aplicada no Brasil. Abehache, v. 2, p. 225-239, 2012.

PARAQUETT, M. As quatro ondas do hispanismo no Brasil. Abehache, n. 17, p.11-27, 2020.

PELEGRINI, T; FRANÇA, M. T. A. Endogenia acadêmica: insights sobre a pesquisa brasileira. Estud. Econ., São Paulo, v. 50, n. 4, p. 573-610, out./dez. 2020.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. 2. ed. Buenos Aires: CICCUS, 2011. p. 219-264.

ROSA, A. A. S; CAMPOS, T. S. ST 03 - O ensino de espanhol desde uma perspectiva decolonial: grupos minoritarizados em foco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 12., São Paulo, 2022. Lista de simpósios temáticos [...]. São Paulo: IFSP, 2022. p. 4. Disponível em: https://hispanistas.org.br/wp-content/uploads/2021/11/Simposios-Tematicos-XII-CBH-2.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

RUBBO, D. A. Aníbal Quijano e a racionalidade alternativa na América Latina: diálogos com Mariátegui. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 391-409, set./dez., 2018.

SILVA, E. M; QUEIROZ, A. J. F. ST 22 - Práticas ativas no ensino de línguas, literaturas e geografias decoloniais: metodologias de aprendizagem em perspectiva transfronteiriça. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS, 12., São Paulo, 2022. Lista de simpósios temáticos [...]. São Paulo: IFSP, 2022. p. 23. Disponível em: https://hispanistas.org.br/wp-content/uploads/2021/11/Simposios-Tematicos-XII-CBH-

pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.

SILVA JÚNIOR, A. F. da. Relações e avanços entre a Linguística Aplicada e o hispanismo no Brasil. Raído, Dourados, v. 14, n. 36, p. 310-333, 2020.

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMG, 2018.

TONELLI, F. Sur o no Sur: cultura na formação de professores de línguas em contextos ibero-americanos. 249 f. 2020. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista ―Júlio de Mesquita Filho‖, Araraquara, 2020.

Downloads

Publicado em

30 de abril de 2022

Como Citar

GOMES, Álvaro J. dos S.; COSTA JUNIOR, C. J. CONTRIBUIÇÕES DO HISPANISMO BRASILEIRO PARA OS ESTUDOS DECOLONIAIS:: UMA ANÁLISE DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS DO XII CBH. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 22, n. 1, p. 110–123, 2022. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4837. Acesso em: 9 jan. 2025.

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)