UMA QUESTÃO DELICADA: A QUALIDADE DOS LIVROS LITERÁRIOS INFANTIS SOB O OLHAR DAS CRIANÇAS
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que teve como foco analisar elementos destacados por crianças do 1° Ciclo na leitura compartilhada de livros considerados Altamente Recomendáveis pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
(FNLIJ). Como metodologia de pesquisa, desenvolvemos conversações literárias com 25 crianças, divididas em grupos de 4 ou 5 leitores, tendo como referência a dinâmica do Círculo de Leitura (DANIELS & STEINEKE, 2004; COSSON, 2014) e o enfoque Dime (CHAMBERS, 2007), que estimulam o leitor a falar de suas leituras e a compartilhar as suas ideias com o outro. O artigo focaliza a polêmica e complexa questão da qualidade de uma obra literária sob a perspectiva das crianças. A interação com os pequenos leitores sobre os livros premiados revelou aspectos das escolhas críticas que fazem, possibilitando que se reunissem elementos para a reflexão mais ampla sobre a formação de leitores e a importância das mediações.
Downloads
Referências
ABREU, J. V de. Literatura infantil no Brasil: a voz da FNLIJ nas premiações de 2012 e 2013. 2015. 185 f. Doutorado (Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
ALARCÃO, R. As diferentes técnicas de ilustração. In: OLIVEIRA, I. (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 61-73.
ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. Trad. Carmem Cacciacarro.São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. 208 p.
ARROYO, L. Literatura infantil brasileira. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2011. 370 p.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. 176 p.
BERNARDO, G. A qualidade da invenção. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra, o escritor. São Paulo: DCL,2005. p. 9-24.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007. 424 p.
CHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conversación.Trad. Ana Tamarit Amieva. México: FCE, 2007. 171 p.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna,2000. 288 p.
COLOMER, T. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003. 456 p.
COLOMER, T. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017. 336 p.
CORRÊA, H. T. Qualidade estética em obras para crianças. In: PAIVA, A.; SOARES, M. (Org.). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008. p. 91-109.
COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. 192p.
CUNHA, L. Poesia e humor para crianças. In: OLIVEIRA, I de (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra, o escritor. São Paulo: DCL 2005. p. 77-90.
DANIELS, H; STEINEKE, N. Mini-lessons for literature circles. Portsmouth: Leigh Peake, 2004. 292 p.
FARBIARZ, J. et al. Os lugares do design na leitura. Rio de Janeiro: Novas Ideias, 2008. FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL. <http://www.fnlij.org.br/>
FITTIPALDI, C. O que é uma imagem narrativa? In: OLIVEIRA, I. (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 93-121.
LAJOLO, M. ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história.
Curitiba: PUC Press, 2017. 152 p.
LINDEN, S. V. D. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011. 184 p.
HENDEL, R. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. 224 p.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010. 328 p.
MACIEL, F. I. P. O PNBE e o Ceale: de como semear leituras. In: PAIVA, A.; SOARES, M. (Org.). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2008. p. 7-20.
MARTHA, A. A. P. Qualidade na literatura infantil e juvenil: como reconhecer na prática de leitura? In: OLIVEIRA, I de. (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra, o educador. São Paulo: DCL, 2011. 408 p.
OLIVEIRA, I de. (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra, o escritor. São Paulo: DCL, 2005. 200 p.
OLIVEIRA, I de. (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra, o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. 216 p.
OLIVEIRA, I de. (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil?: com a palavra, o educador. São Paulo: DCL, 2011. 408 p.
POWERS, A. Era uma vez uma capa. Trad. Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008. 144 p.
QUEIRÓS, B. C. Leitura, um diálogo subjetivo. In: OLIVEIRA, I de. (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra, o escritor. São Paulo: DCL, 2005. p. 167-174.
RAMOS, G. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2013. 176 p.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003. 235p.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.