AMPLIAÇÕES, IDENTIDADES E NOVAS REPRESENTAÇÕES

A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE MAIORIAS MINORIZADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13557089
Palavras-chave: literatura infantil, literatura juvenil, maiorias minorizadas

Resumo

Nas últimas décadas, os subsistemas literários infantil e juvenil tiveram uma grande expansão em relação ao número de obras, autores e circulação (Ceccantini, Valente, 2014; Aguiar, Martha, 2014). Novas temáticas, formatos e estruturas consolidaram a qualidade e a quantidade de obras para crianças e jovens. Entre as expansões observadas está a ampliação das representações identitárias presentes nas produções para crianças e jovens. A voz de minorias políticas – ou das maiorias minorizadas – foi durante séculos subjugada e silenciada. Eram praticamente inexistentes representações positivas de minorias em obras infantis/juvenis. Atualmente, novas autorias garantem visibilidades para diferentes identidades, entretanto é fundamental o desenvolvimento de um trabalho crítico para triagem e análise das obras, tanto para selecionar e evidenciar obras que além de aspectos relativos à representações, possuem também qualidades artísticas e estéticas, quanto para ampliar a sua divulgação e circulação. Embora os avanços e conquistas em relação às possibilidades de publicação de obras por autores pertencentes a maiorias minorizadas sejam inegáveis, é crucial que a pesquisa acadêmica e sua articulação com o ensino permaneçam atentas e vigilantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Vera T. de A.; MARTHA, Alice Á. P. (org.) Literatura Infantil e Juvenil: leituras plurais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

CECCANTINI, João Luís, VALENTE, Thiago A. (org.) Narrativas Juvenis: literatura sem fronteiras. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2014.

CECCANTINI, João Luís.; GALVÃO, Eliane.; VALENTE, Thiago A. (org.) Literatura infantil e juvenil na fogueira. Belo Horizonte-MG: Aletria Editora, 2022.

Downloads

Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

TOSI, C. .; ALVES, Érica F. .; BARTH, P. A. AMPLIAÇÕES, IDENTIDADES E NOVAS REPRESENTAÇÕES: A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL DE MAIORIAS MINORIZADAS. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 03–06, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13557089. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3319. Acesso em: 2 out. 2024.

Seção

Apresentação