TRAÇOS E LETRAS DELAS: O LIVRO ILUSTRADO DE AUTORIA FEMININA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11261454
Palavras-chave: livro ilustrado, autoria feminina, ilustradoras

Resumo

Atualmente, o livro infantil apresenta-se como um espaço constituído por elementos das linguagens de texto, de imagem e de projeto gráfico, resultado do acúmulo de transformações em sua feitura e do estabelecimento de sua configuração como artefato cultural (Ramos, 2011).  No entanto, para além da constatação dessas mudanças, ainda é lacunar a elaboração de estudos sobre a produção de autoria dupla feminina, de ilustradoras, uma vez que estamos em plena construção e sistematização de conceitos e procedimentos sobre o livro ilustrado. Nesse sentido, o presente dossiê propôs reunir artigos oriundos de pesquisas que versaram sobre a produção de autoras ilustradoras das duas primeiras décadas do século XXI, considerando uma abordagem estética e sociológica para estudos sobre marcos históricos, relações entre produção editorial e mercado (Moraes, Hanning e Paraguassu, 2012), e, da mesma forma, estudos que versassem sobre abordagens e estratégias para leitura das obras, e, por fim, estudos que buscaram analisar elementos plásticos e narrativos que possam delinear os estilos das autoras ilustradoras de livros ilustrados com ou sem texto, também conhecidos como livro imagem.

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Referências

MORAES, Odilon, HANNING, Rona e PARAGUASSU, Maurício. Traço e Prosa: entrevista com ilustradores de livros infantojuvenis. São Paulo: Cosac & Naify: 2012.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

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Publicado em

20 de dezembro de 2023

Como Citar

GAVILAN, C. .; KEFALAS, E. .; TAVARES, M. . TRAÇOS E LETRAS DELAS: O LIVRO ILUSTRADO DE AUTORIA FEMININA . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 23, n. 3, p. 1–4, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.11261454. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2502. Acesso em: 30 jun. 2024.

Seção

Apresentação