TINHA UMA PANDEMIA NO MEIO DO CAMINHO
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA IMPLANTAÇÃO DA BNCC EM MEIO AO ENSINO REMOTO
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular é o documento norteador da educação básica no Brasil, pensado para o ensino regular presencial em escolas em horário integral. A etapa prevista para 2020 era a implantação em todo o país, porém a pandemia por COVID-19 levou à suspensão das aulas em todas as regiões no início desse ano letivo, suscitando inúmeros desafios. Este trabalho é um recorte de pesquisa mais ampla sobre essa temática, fundamenta-se em estudos sobre currículo correlacionados com investigações sobre representação social, entendidas a partir de uma concepção de Linguística Aplicada indisciplinar. O objetivo geral é analisar representações profissionais de professores sobre currículo, BNCC e ensino remoto. Os dados emergem de grupos focais on-line sobre a temática, num enquadre de pesquisa qualitativa. Os resultados indiciam uma representação de currículo como uma (re)elaboração local e situada desse documento, tendo em vista a manutenção de laços de pertencimentos entre professores e alunos.
Downloads
Referências
ABDALLA, Maria F. B. Representações profissionais de professores: tensões e pretensões. Revista Educação e Cultura Contemporânea, América do Norte, v. 14, n. 37, p. 130-160, 2017a.
ABDALLA, Maria F. B. Formação, profissionalidade e representações profissionais dos professores: concepções em jogo. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 2, p. 171-190, maio-agosto, 2017b.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: A aventura da modernidade. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.
BLIN, J-F. Représentations, pratiques et identités profissionelles. Paris: L’Harmattan, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 04 nov. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria Nº 331, de 5 de abril de 2018. Brasília, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GINZBRUG, Carlo. Mitos, Emblemas e Sinais: morfologia e história. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning. Acesso em: 03 nov. 2020.
INSTITUTO AYRTON SENNA. O que é a BNCC?. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/o-que-e-BNCC.html. Acesso em: 09 dez. 2020.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (ed.). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. p. 17-44.
MARCUSCHI, Luiz A. Análise da conversação. São Paulo: Editora Ática, 1991.
MELO, Nathalia Niely Tavares Alves de. Representação Social de Professores de Língua Portuguesa Sobre Currículo no Período de Implantação da BNCC do Ensino Fundamental. Campina Grande, 2019.103f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande.
MILLER, Inés K. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 2013. p. 99-121.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, Parábola, 2006.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MURRAY, Peter J. Using virtual focus groups in qualitative research. Qualitative Health Research, v. 7, n. 4, nov. 1997, p. 542-554.
NEUMAN, W. L. Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. Harlow: Pearson Education Limited, 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Publicado em
Como Citar
Seção
Licença
© 2024 Revista Leia Escola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.