POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA AFROCENTRADA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM ESTUDO SOBRE A MEDIAÇÃO E A RECEPÇÃO DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13619678
Palavras-chave: Educação literária afrocentrada., Literatura para a infância., O pequeno príncipe preto.

Resumo

Neste artigo, tecemos reflexões sobre a educação literária afrocentrada de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública federal mineira. A partir da análise documental (Sá-Silva, Almeida e Guindani, 2009) e da investigação da própria prática (Ponte, 2012), analisamos a mediação e a recepção da obra O pequeno príncipe preto, de Rodrigo França, buscando responder à seguinte questão “Como contribuir para uma formação leitora crítica e sensível centrada na diversidade étnico-racial?”. O trabalho inspirou-se nos estudos sobre a literatura e a literatura afrocentrada para a infância (Candido, 1988; Todorov, 2009; Debus, 2017; Mayer e Gomes, 2021; Cardoso, 2023) e o partilhamento da leitura literária no ambiente escolar (Chambers, 2007, 2011). Tomamos como base dados de uma pesquisa qualitativa em andamento que investiga as concepções de educação literária presentes no currículo da alfabetização e como as ações didáticas de docentes podem operar como instrumentos de resistência e reexistência diante do silenciamento étnico-racial histórico no campo educacional. Os resultados revelam que a articulação de livros protagonizados pela negritude em contextos de ensino contribui para ampliar o currículo e potencializar a formação das identidades, fortalecendo subjetividades, valorizando estéticas enegrecidas e desconstruindo a noção de inferioridade dos sujeitos ditos minoritários.

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Publicado em

30 de abril de 2024

Como Citar

BARROS SOARES BATISTA, P. POR UMA EDUCAÇÃO LITERÁRIA AFROCENTRADA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE A MEDIAÇÃO E A RECEPÇÃO DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO . Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 206–220, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13619678. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2269. Acesso em: 3 dez. 2024.

Seção

Dossiê