TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA:

REFLEXÕES SOB A ÓTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35572/rle.v25i2.6547

Palabras clave:

Educação pública, Tecnologias digitais, Desigualdade social, Materialismo histórico-dialético, Inclusão digital.

Resumen

Este artigo discute as tecnologias digitais no contexto da escola pública brasileira sob a ótica do materialismo histórico-dialético. A análise parte do entendimento de que as desigualdades tecnológicas não são fenômenos isolados, mas expressão concreta das contradições estruturais do sistema capitalista. Assim, compreende-se que a presença ou ausência de tecnologias nas escolas reflete as condições materiais, econômicas e sociais que atravessam alunos, professores e comunidades. Ao problematizar o discurso da inovação tecnológica, o texto evidencia como ele, muitas vezes, máscara as desigualdades, deslocando para os sujeitos a responsabilidade pela superação de problemas que são, essencialmente, estruturais. Argumenta-se que, quando integradas de forma crítica e contextualizada, as tecnologias digitais podem se tornar ferramentas de emancipação, fortalecendo práticas pedagógicas que visem à inclusão, à autonomia e à transformação social. No entanto, isso exige investimentos em políticas públicas, infraestrutura adequada, formação docente e práticas pedagógicas alinhadas às realidades locais. Conclui-se que falar de inclusão digital na escola pública é, sobretudo, falar de justiça social, direito à educação e disputa por projetos de sociedade.

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Biografía del autor/a

Ana Patrícia Peinado e Silva , Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar- Amazonas

Professora de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino - Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Bolsista do CNPq - Processo nº 200864/2022-0 – para cursar pós-doutoramento no Human Development & Family Science (HDFS) da Texas Tech University (TTU). Bolsista FAPEAM – 01.02.016301.00872/2024-97 – para realizar mobilidade acadêmica na Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina) no ano de 2024. Doutoramento sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - fomento Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE - 88881.134314/2016-01/CAPES. Professora Adjunta da área de Fundamentos da Educação do Curso de Pedagogia e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre e Doutora em Educação (UEM), Mestre em adolescente em conflito com a lei (UNIBAN/SP); Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi)

Maricélia Ferreira dos Santos Paiva, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFAM). Mestre em Ciências da Comunicação (UFAM). Especialista em Gestão de Talentos (UEA). Bibliotecária (UFAM). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, violências e instituições (GEPPEvi). 

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Publicado

2025-11-18

Cómo citar

PEINADO E SILVA , Ana Patrícia; FERNANDES, Maria Nilvane; FERREIRA DOS SANTOS PAIVA, Maricélia. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA PÚBLICA:: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 25, n. 2, p. 09–25, 2025. DOI: 10.35572/rle.v25i2.6547. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/6547. Acesso em: 5 dic. 2025.

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