DECOLONIALIDADE, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS
Resumen
O entrelace entre Decolonidade, Educação e Ensino de Línguas e Literaturas, proposto no presente número da Revista Leia Escola, aproxima objetos de estudos, por vezes, distantes em razão, sobretudo, dos limites da disciplinaridade científica. Esta abertura transdisciplinar para a discussão sobre decolonidade nos campos mencionados conduz à descoberta das raízes da legitimidade de processos próprios das relações escolares e não-escolares – não isentas do marco do capitalismo globalizado, colonial e eurocentrado (QUIJANO, 2005). A epistemologia decolonial baseia-se na lente múltipla para a percepção do mundo, sendo este um lugar constituído pelo poder hegemônico e por relações humanas assimétricas e de dominância.
Descargas
Citas
ASHCROFT, B.; GRIFFITHS, G.; TIFFIN, H. The Empire Writes Back: Theory and Practice in Post-Colonial Studies. Londres, Nova York: Routledge, 1989.
BALLESTRIN, L. Modernidade/Colonialidade sem Imperialismo? O Elo Perdido do Giro Decolonial. DADOS, vol. 60, n. 2, 2017, pp. 505-540.
BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: EDUFMG, 2005.
COSTARD, L. Gênero, currículo e pedagogia decolonial: anotações para pensarmos as mulheres no ensino de História. Revista Fronteiras e Debates. Macapá, V.4, N.7, 2017, pp. 159-175.
HALL, S. Fundamentalismo, diáspora e hibridismo. In: _____. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
HAMILTON, R. A literatura dos PALOP e a Teoria Pós-colonial. Anais... IV ENCONTRO DE ESTUDOS COMPARADOS DE LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo, USP, 1999.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, Edgardo. La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales - Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
QUIJANO, Al. Colonialidade do poder e classificação social. In: SOUSA SANTOS, B.; MENESES, M.P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Leia Escola
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.