“AS MENINAS” NAS JANELAS DIGITAIS:

UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NA SALA DE ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Albaneide Maria da Silva Félix Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Claudenice da Silva Souza Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Palabras clave: Poesia infantil. Formação leitora. Meios digitais.

Resumen

O presente artigo volta-se para uma experiência desenvolvida nas salas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de diferentes leituras do poema “As meninas”, de Cecília Meireles, realizada no primeiro semestre do corrente ano (2021). Nosso objetivo principal é incentivar práticas docentes, que proporcionem às crianças o gosto pela leitura nessa modalidade de ensino. Acreditamos que a
poesia infantil tem importante papel na formação do leitor, especialmente, em salas de alfabetização quando abordada numa perspectiva interativa, que valoriza a voz dos leitores. Esta análise fundamenta-se nos estudos das práticas docentes de leituras nas
aulas remotas. Para tanto, nos embasamos nos pressupostos teóricos definidos, especialmente, por Jauss (1979), Aguiar e Bordini (1988) e de Pinheiro (2018 e 2020). A pesquisa vem possibilitando reflexões sobre as práticas de leituras com poemas
infantis a partir dos meios digitais, nesse momento particular da história, com as aulas remotas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.). Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001

______, Vera Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura – a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

ARAÚJO, Alexsandra de Melo; TAVARES, Márcia; NASCIMENTO, RisoneideRibeiro do. CB TeCle. Meio digital: aspectos de mediação na construção de sentidos presentes na contação de histórias em língua de sinais. In. Línguas na Formação Técnica e Tecnológica, São Paulo, V. 1, n. 1, p. 195-208. 2020. Disponível em:

https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/issue/view/v.1%2Cn.1%20%282020 %29 Acesso em: 29 de agosto, 2021.

BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Editora Ática, 1986.

FÉLIX, Albaneide Maria da. Poesia infantil e formação continuada: reverberações na sala de aula. 202. 148F. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) -- Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2021.

JAUSS, Hans Robert et al. A literatura e o leitor: texto de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia: aproximações e distinções. In: Fórum: Interação, Metalinguagem, Interpretação. Galáxia, n 4, 2002. Disponível em:

https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1289 Acesso em: 29 de agosto, 2021.

MEIRELES, Cecília. Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2001.

______, Cecília. Ou isto ou aquilo. Ilustração Odilon Moraes. 7. ed. São Paulo: Global, 2012.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

_______, Hélder. O preço do jumento: poesia em contexto de ensino. Campina Grande: EDUFCG, 2020.

REGO. Teresa Cristina. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Publicado

diciembre 20, 2021

Cómo citar

SILVA FÉLIX, A. M. da .; SILVA SOUZA, C. da . “AS MENINAS” NAS JANELAS DIGITAIS:: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NA SALA DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 131–141, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4599. Acesso em: 8 ene. 2025.

Sección

Dossiê