DEGUSTANDO RECEITAS DE OLHAR, DE ROSEANA MURRAY

Autores/as

  • Gilquele Gomes de Araújo Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria do Socorro Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
Palabras clave: Receitas de olhar; Performance; Formação do leitor.

Resumen

O presente trabalho propõe uma breve análise do livro Receitas de olhar, de  Roseana Murray. Uma experiência que transforma o olhar, aguça os sentidos e permite performances no encontro poético da obra com o leitor. Este estudo tem como objetivo conhecer a trajetória da autora, do livro e de alguns poemas selecionados de
acordo com as temáticas encontradas, destacando elementos da natureza e do universo, tendo como diálogo Bachelard (2001). Destarte, adotou-se como
procedimentos metodológicos a leitura e a interpretação. A leitura possibilitará novos horizontes interpretativos, por meio de Aguiar (2018) na formação do leitor literário e Zumthor (1990) na “percepção plena do poético”. Por fim, seguirá uma explanação que permite perceber jogos performáticos pelo viés da dança, como pensa Pinheiro (2016), ou ainda atraia
atenção para trabalhos com os textos em sala de aula, contribuindo com a formação do leitor, conforme os estudos de Kefalás (2018).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AGUIAR, Vera Teixeira de. O fardo poético de Roseana Murray, In. As mulheres como agentes literárias na LIX do Século XXI. Publicação da Universidade de Santiago de Compostela, 2018. Disponível em: http://roseanamurray.com/site/index.php/2018/12/18/vera-teixeira-de-aguiar/. Acesso em 5 fev. 2021.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. 33 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018

______.A poética do devaneio. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______.A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

_____. A psicanálise do fogo. Tradução de Paulo Neves. 3o ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_____. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. Tradução de Paulo Neves. 3o ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.

KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto literário. Campinas SP: 2009.

_____. O jogo do texto no ensino de literatura: por uma metodologia Performativa. In: CARVALHO, Aluska Silva; et al. (org.). Literatura e outras artes: interfaces, reflexões e diálogos com o ensino. João Pessoa: Editora da UFCG, 2018.

LUIZ, Gláucia. A poética da delicadeza e do essencial: Roseana Murray, Bartolomeu Campos Queirós e José Jorge Letria. São Paulo: USP, 2007.

MARIO QUINTANA: Poesia completa: em um volume (Org. de Tania Carvalhal) Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.

MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1999.

MURRAY, Roseana. Site Oficial. Disponível em: http://roseanamurray.com/site/. Acesso em 5 fev. 2021.

PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 2011.

PAZ, Octavio. A dupla chama. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Sicilliano, 1994.

PINHEIRO, Hélder. Poesia e dança, In: Literatura e outras linguagens. Org. Pereira, Jaquelânia Aristides; SILVA, Maria Valdênia. Coleção Crítica e ensino 8. Campina Grande: Bagagem, 2016.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

ROTHENBERG, Jerome. Etnopoesia no milênio. Tradução de Luci Collin. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.

Publicado

diciembre 20, 2021

Cómo citar

ARAÚJO, G. G. de .; PINHEIRO, M. do S. . DEGUSTANDO RECEITAS DE OLHAR, DE ROSEANA MURRAY. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 4, p. 25–36, 2021. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/4585. Acesso em: 8 ene. 2025.

Sección

Dossiê