CONSCIÊNCIA DOS SONS APROXIMANTES [ß̞] E [Ð̞] NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ADICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14580120Resumen
Esta pesquisa apresenta um estudo centrado na consciência fonológica dos sons aproximantes [ß̞] e [ð̞] para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua adicional. Esta investigação foi motivada pela observação inicial de que os professores de espanhol em formação, no contexto brasileiro, não tinham um conhecimento explícito dos alofones [ß̞] e [ð̞], o que sugere a urgência em se investigar essa questão de forma mais aprofundada. O objetivo do presente estudo é entender o funcionamento da consciência fonológica desses professores em formação, a fim de colaborar no desenvolvimento de estratégias aplicadas para o ensino desses alofones aproximantes. Para tanto, baseia-se nos construtos teóricos de consciência fonológica propostos Alves (2009), Da Silva e Da Silva (2018) e De Souza (2021), bem como a caracterização fonético-fonológica dos alofones analisados por Oliveira, (2019). Os resultados desta pesquisa mostram que 50% das palavras pronunciadas pelos informantes apontam para um conhecimento tácito dos alofones, porém não corresponde a sua compreensão oral de maneira concisa. Espera-se que, a partir dos resultados obtidos, os professores brasileiros em formação tenham consciência dos aspectos fonéticos dos alofones ß̞] e [ð̞] e busquem ensiná-los de forma detalhada a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências fônicas produtivas do discente.
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