RABISCANDO SENTIDOS NO LIVRO ILUSTRADO PARA JOVENS:

ANÁLISE DA OBRA RABISCOS, DE LUÍS DILL E FERNANDO VILELA

Autores/as

  • Clarice Clarice Lottermann Programa de Pós-Graduação em Letras - UNIOESTE
  • Severino Rodrigues Instituto Federal de Pernambuco - Universidade Federal da Paraíba
Palabras clave: Literatura juvenil. Paratextos. Livro ilustrado. Luís Dill. Fernando Vilela.

Resumen

O presente artigo objetiva analisar a obra Rabiscos, de Luís Dill (texto) e de Fernando Vilela (desenhos, como presente na capa) à luz dos paratextos, de Gerárd Genette, e das análises acerca do livro ilustrado, de Sophie Van der Linden. Nesse sentido, este trabalho dialoga com os estudos sobre a literatura juvenil contemporânea e das possibilidades de construção de sentidos para além do texto literário pensado em seu caráter estritamente linguístico. Analisando a obra supracitada, verifica-se que a leitura ultrapassa o texto verbal, coloca-se em jogo com os desenhos de Fernando Vilela e recai na materialidade do próprio livro físico, apresentado como uma caderneta tal qual a caderneta para rabiscar que o narrador adolescente da história tem em mãos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, A. Barbosa de.; CECCANTINI, J. L. C. T. Dick Silva no Mundo Intermediário: a experiência de morte na narrativa juvenil. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 2, 204-214. 2018.

AZEVEDO, R. Literatura juvenil: aspectos, dúvidas e contradições. FronteiraZ: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. n. 6, p. 146-163, abr. 2011.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2009.

DILL, L. Rabiscos. Ilustrações de Fernando Vilela. Curitiba: Positivo, 2019.

______. Todos contra D@nte. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DUARTE, C. R.; SEGABINAZI, D. M. O papel dos paratextos na estratégia de leitura em Grande Livro dos Medos, de Emily Gravett. R. Letras, Curitiba, v. 22, n. 37, 64-81, jan-jun. 2020.

LINDEN, S. V. der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

GREGORIN FILHO, J. N. Adolescência, literatura e cultura hipermidiática. Miscelânea, Assis, v. 26, 207-217, jul-dez. 2019.

MARTHA, Alice Áurea Penteado. Temas e formas da narrativa juvenil brasileira contemporânea. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística/XIII Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia. Anais do SILEL. v. 2. Uberlândia: EDUFU, 2011. 1-9.

MENEGAZZI, D. L.; DEBUS, E. S. D. O design da literatura infantil: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. Calidoscópio, v. 16, n. 2, p. 273-285, maio-ago. 2018.

SILVA, M. C. da; SOARES, J. de Souza. Prêmio FNLIJ “O Melhor Projeto Editorial”:elementos de materialidade no livro de literatura para crianças. FronteiraZ: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. n. 22, p. 138-152, jul. 2020.

TURCHI, M. Z. Narrativas juvenis: a inovação literária em busca do leitor. FronteiraZ:Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. n. 17, p. 81-92, dez. 2016.

Publicado

noviembre 8, 2024

Cómo citar

CLARICE LOTTERMANN, C. .; RODRIGUES, S. . RABISCANDO SENTIDOS NO LIVRO ILUSTRADO PARA JOVENS:: ANÁLISE DA OBRA RABISCOS, DE LUÍS DILL E FERNANDO VILELA. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 21, n. 1, p. 113–127, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/3696. Acesso em: 24 nov. 2024.

Sección

Dossiê